22/08/2023
Política

PMDB decide pedir mandato de infiéis

imagem-9276

Curitiba – O PMDB vai requerer nos próximos dias, junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), os mandatos do deputado Mauro Moraes; do vice-prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo; e do vereador Celso de Souza Schimidt. Os três abandonaram o PMDB para disputar as eleições de 2010 por outras legendas. A decisão foi referendada nesta quarta-feira (7) na reunião da executiva estadual do partido.
“O PMDB do Paraná não está disposto a ser surrupiado”, disse o presidente do PMDB, Waldyr Pugliesi, após coordenar a reunião da Executiva. “Os mandatos são do PMDB. Foram conquistados nas urnas com as propostas do partido e faremos tudo para mantê-los no partido”, completou Pugliesi.
O peemedebista lembra que a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determina que os mandatos pertencem aos partidos e não aos candidatos eleitos. A medida estabelece a chamada fidelidade partidária para os cargos obtidos nas eleições proporcionais (deputados estaduais, federais e vereadores) e tem por objetivo impedir a troca de partidos políticos.
As ações no TRE, de perda de cargo eletivo, vão garantir os direitos aos suplentes Rafael Greca (PMDB) e Professor Jaime Sacco (PCdoB) – que passam a ocupar as vagas, respectivamente, na Assembleia Legislativa e na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina.
A reunião da executiva estadual contou com participação do secretário-geral João Arruda, dos deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli (líder do Governo na Assembleia), Ademir Bier, Teruo Kato, Nereu Moura, Cleiton Kielse e Jonas Guimarães, e dos membros Hudson Calefe e Rogério Carboni.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo