O PMDB promove no domingo (27) a sua convenção partidária. O partido espera reunir, das 9h às 14h no Shopping Estação Convention Center em Curitiba, mais de três mil lideranças do partido, representantes dos 399 diretórios municipais. São 462 delegados e suplentes com direito a voto no encontro peemedebista.
Os convencionais vão homologar a chapa de candidatos à Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Senado e ao Governo do Estado. O encontro será dividido em duas etapas: das 9h às 13h as urnas estarão abertas para votação dos delegados. Das 13h às 14h votarão os suplentes dos delegados que por um motivo ou outro não comparecerem.
O presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi (foto), informa que o número de votos deverá¡ ser superior ao total de delegados (462). É que além dos representantes dos diretórios municipais, tem direito a voto os membros do diretório estadual, os representantes do partido na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.
Três itens compõem a ordem do dia, segundo o edital de convocacão: a escolha dos candidatos que concorrerão às eleições de outubro de 2010; delegação de poderes à Comissão Executiva Estadual para celebrar coligações com outros partidos, homologar, substituir e acrescentar nomes à chapa de candidatos às eleições proporcionais, bem como indicar candidato a vice-governador, senador e suplentes; e demais assuntos relacionados às eleições.
Pugliesi informa ainda que a imprensa (jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas vão dispor de uma sala específica para trabalhar durante a convenção. "Queremos facilitar ao máximo o trabalho dos
jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que forem cobrir nossa reunião, disse.
A íntegra do edital está disponivel no site do PMDB (www.pmdbpr.org.br).
APOIO JURÍDICO:
A Executiva Estadual determinou ao Departamento Juridico um estudo de toda a documentação necessária aos pré-candidatos nas eleições 2010. De acordo com o secretário-geral do PMDB do Paraná, João Arruda, a intenção é facilitar ao máximo o registro de todos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O levantamento, que também está disponível na página na internet do Diretório Estadual, tem informações da legislação vigente e de todas as certidões necessárias, completou Arruda. A orientação foi elaborada pelas Coordenadorias: Processual, de Sessões e de Jurisprudência e Documentério do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.