Por Cristina Esteche com assessoria
O último dia que os candidatos tinham para assinarem o registro de suas candidaturas terminou neste sábado. No PMDB, o secretário geral do partido no Paraná, ex-governador Orlando Pessuti, acompanhou a intensa movimentação na sede do diretório estadual.
Oriundos de todas as regiões do Estado, os candidatos começaram a chegar logo no início da manhã em Curitiba. É que a executiva do PMDB paranaense convocou, para esta data, todos que vão disputar as eleições nas proporcionais, para a assinatura de registro e o fechamento da chapa.
Além dos 13 deputados da bancada peemedebista na Assembléia Legislativa, o partido registrou a candidatura de mais 38, ficando a chapa com 51 postulantes para disputar as 54 cadeiras do legislativo estadual. Desse total, 18 mulheres compõe a chapa. Para deputado federal são 23 que se candidataram, sendo oito mulheres.
Após a decisão da maioria dos convencionais em aprovar a candidatura própria para o Governo do Estado, os peemedebistas temiam a falta de coligação nas proporcionais e o número reduzido de candidatos. "Vamos atrás do Marcelo Almeida que na negociação para o Senado disse que teria mais de 29 candidatos", disse o deputado Artagão Junior à Rede Sul de Notícias logo após a convenção.
Na avaliação do ex-governador Orlando Pessuti a chapa ficou completa. “Temos candidatos de todas as regiões e um número representativo de mulheres na disputa, que somarão votos para a legenda do partido, ajudando a eleger um bom número de parlamentares”.