22/08/2023
Política

PMDB Nacional aceita Requião como pré-candidato à presidência

Da redação (com assessoria) – A Executiva Nacional do PMDB aceitou na tarde desta sexta-feira (11), em Brasília, a inscrição do ex-governador Roberto Requião como pré-candidato à Presidência da República pelo partido. “A direção do partido curvou-se à realidade e registrou minha candidatura porque a grande maioria dos peemedebistas quer seu próprio candidato à Presidência”, disse o ex-governador do Paraná, Roberto Requião.
O senador Pedro Simon, presidente do PMDB do Rio Grande do Sul e um dos defensores da candidatura de Requião, fez um apelo para que todos os convencionais dirijam-se a Brasília para participar da convenção, já que uma grande parte dos peemedebistas estava na expectativa do registro ou não da candidatura do ex-governador do Paraná. “Embora a Executiva tenha aceito a inscrição de última hora, é importante que os convencionais viabilizem a ida a Brasília”, pediu Simon.
Para o senador gaúcho, a aceitação da candidatura própria é uma vitória da democracia interna. “Valeu a pressão e a Executiva curvou-se à história do partido, que sempre tratou democraticamente questões como esta”, completou Simon.
Segundo Requião, o grande vencedor é o PMDB. “Não vou apenas marcar posição, mas defender um programa peemedebista para o Brasil e unir o partido em torno de uma proposta nacionalista e popular”, declarou o ex-governador. Para ele, “o PMDB não pode se conformar com uma proposta que consagra a independência do Banco Central, por exemplo”.
O nome de Requião deve constar da cédula de votação que vai ouvir os convencionais sobre duas propostas: candidatura própria ou coligação com o PT. O voto é secreto. A convenção ocorre neste sábado (12), em Brasília, das 9h às 17h, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Terão direito a voto 569 convencionais, sendo que alguns têm direito a mais de um voto, totalizando 804 votos.

Vídeos:

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo