Curitiba – O PMDB recebeu nesta quarta-feira (30), a filiação de três importantes lideranças, candidatos potenciais para reforçar as chapas de deputados estadual e federal nas eleições de 2010. O vice-governador Orlando Pessuti e o presidente estadual, deputado Waldyr Pugliesi, abonaram as fichas de filiação ao partido do secretário especial para Coordenação de Projetos Sociais do Paraná, Nivaldo Maldonado Gonçalves, do diretor do Detran David Antônio Pancotti e do neurocirurgião Affonso Antoniuk.
A filiação, no Gabinete da Liderança do PMDB na Assembleia Legislativa, contou com a participação dos deputados do PMDB Luiz Eduardo Cheida, Dobrandino da Silva, Ademir Bier, Mário Roque e Nereu Moura, da deputada Cida Borghetti (PP) e dos secretários estaduais Forte Netto (Desenvolvimento Urbano) e Vanderlei Iensen (Gabinete).
Estas lideranças passam a integrar a partir de agora, de maneira mais forte o nosso grupo de trabalho, destacou o vice-governador Orlando Pessuti, pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado. Estamos trabalhando de maneira ininterrupta para consolidar e ampliar todas estas conquistas sociais que tivemos nos últimos anos, junto com o Roberto Requião, completou.
POLÍTICAS SOCIAIS O presidente do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, disse que as filiações das lideranças é um ato formal, mas de grande significado. O PMDB é um partido que tem uma história construída com muita luta nos momentos difíceis para a nação e que resultou na volta da democracia em nosso país. Os novos filiados se juntam aos que há tanto tempo estão nesta trincheira, declarou.
Pugliesi reforçou que a filiação das novas lideranças é mais uma etapa do processo de construção da candidatura de Pessuti ao Governo do Estado. A eleição do Pessuti é a única garantia de que todas estas políticas sociais criadas no Brasil e no Paraná será mantidas e ampliadas. Aliás, esta candidatura não é do Pessuti, é do PMDB, completou o presidente.
NOVOS FILIADOS O secretário especial Nivaldo Maldonado é natural de Iguaraçu e milita na comunidade evangélica de Curitiba, onde reside atualmente, e do Paraná. Estamos começando uma nova fase em nossa vida, graças ao apoio e incentivo do nosso amigo Vanderlei Iensen e de toda a comunidade evangélica, declarou.
O neurocirurgião Affonso Antoniuk é natural de Prudentópolis e já concorreu ao Senado Federal. Atualmente reside em Curitiba e também falou da participação do PMDB, que foi fundamental para a redemocratização brasileira, disse. Antoniuk destacou que Pessuti é o melhor candidato ao Governo do Estado. Quem é que conhece o Paraná como Pessuti?, indagou.
A deputada Cida Borghetti fez questão de prestigiar a filiação de Antoniuk, que ingressou no MDB, partido fundado no Brasil com participação de seu sogro, Sílvio Magalhães Barros. Durante o breve discurso, o neurocirurgião aproveitou para sugerir que a deputada é ideal para compor a chapa majoritária, com o PMDB.
Este é um momento ímpar na minha vida, declarou o diretor do Detran, Davi Pancotti. Natural de Itaboara, ele contou que seu pai foi eleito do município, mas não conseguiu assumir porque foi impedido devido atos de corrupção. Este é um dos principais motivos que me trouxeram para o PMDB, um partido que nasceu da luta contra a corrupção e um regime discricionário, completou
MAIS LIDERANÇAS Durante a solenidade, Pessuti informou ainda que pela manhã, abonou a ficha de filiação de outras lideranças ao PMDB. Entre elas o secretário estadual da Casa Civil, Rafael Iatauro, que deverá concorrer à uma cadeira na Câmara Federal e de Davi Cheriegati, que colocou seu nome à disposição para uma vaga na Assembleia Legislativa.