Marlene Campos Machado, diretora-executiva do PMI
O Ranking Nacional de Presença Feminina no Poder Executivo-2018, produzido pelo Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI) com a base de dados do Banco Mundial, ONU e TSE será divulgado nos próximos dias. O documento analisa a participação da mulher no Poder Executivo — na posição de chefes de governo e ministérios em 186 países.
Em sua seção internacional, o estudo analisa a evolução histórica da mulher no executivo e do sufrágio feminino no mundo desde 1940. Já na seção nacional, o Ranking regionaliza a participação política da mulher no Brasil e realiza projeções futuras para se atingir a igualdade de gênero, a partir das eleições de Presidente, Governador e Prefeitos.
Para Marlene Campos Machado, diretora-executiva do PMI “O mês da mulher de um ano que teremos eleições para o executivo é o melhor momento para lançarmos esse estudo, que será enviado para as gráficas ainda nessa semana. A Previsão é que consigamos lançá-lo na semana do dia 20 de março, mas os interessados no conteúdo já podem ter acesso ao Estudo com embargos ainda nessa semana e também estamos à disposição para contribuir para o debate no tema” […].
Segundo ela, “nosso objetivo é ajudar para que a sociedade trate de reformas estruturais no sistema político para assim impulsionar o surgimento de novas lideranças, essencialmente femininas, uma vez que as mulheres são maioria da população e estão cada vez mais cientes da importância de estarem nos espaços de poder”, afirma a ativista que também coordenou todas as alas femininas dos partidos políticos na campanha ‘Mais Mulheres na Política’, responsável pela formulação da PEC 98/2015 do Senado Federal.
PMI- PROJETO MULHERES INSPIRADORAS
É um Projeto apartidário e sem fins lucrativos que desenvolve eventos, palestras, divulga informações e produz análises sobre temas relativos ao empreendedorismo, a participação feminina nos espaços de poder. Confira o conselho consultivo.