Pinhão – Os responsáveis pela fundação do Partido da Mobilização Nacional_PMN em Pinhão são os jovens. O PMN está consolidado em Pinhão, comemora o presidente da Comissão Provisória Municipal, Ricardo Henrique (foto), de 22 anos. O Partido conta com 120 simpatizantes que já preencheram a ficha partidária, na sua grande maioria, jovens que pretendem aumentar o grupo até as próximas eleições municipais e desbancar partidos tradicionais, como o PMDB. Pinhão precisa de ideias novas. Só muda o cenário, mas os atores são os mesmos, afirma o filiado Euclair Beira, mais conhecido como Tico.
O presidente do partido destaca que há uma ausência de líderes políticos. Não percebemos candidatos potenciais, o que queremos para os próximos oito anos é formar líderes, afirma. É importante enfatizar que não temos vínculo com prefeito municipal, este é um partido novo que está buscando espaço no cenário político de Pinhão. No programa de trabalho da Comissão Provisória está a promoção de cursos na área de ciência política e sociologia. Queremos preparar politicamente nossos filiados para futuramente ocuparem cargos, informa Ricardo.
Ele já foi filiado ao PSDB e ao PP, Tico também conta que já passou por três partidos, mas observa que não tinha voz em nenhum deles, era apenas mais um para completar o número do partido. O objetivo do PMN é dar voz aos filiados e manter a união, quando há racha o partido não vai em frente. Nós buscamos qualidade dentro do grupo, observa Tico. Em Pinhão, a administração ficou centralizada em dois grupos, sai um e entra o outro, para o município crescer é preciso mudar isso. E os jovens do PMN estão com propostas novas, reforça.
Ricardo observa que existia um grupo com identidade ideológica, mas sem bandeira, e agora este grupo está no PMN. O presidente fala ainda das dificuldades de conciliar a vida pessoal com o partido. É um trabalho voluntário, é preciso conciliar a vida particular com a atividade política, isso acaba gerando um pouco de demora nos acontecimentos, afirma.
Quase semanalmente acontecem reuniões do PMN na casa de um dos membros da diretoria. As conversas estão avançando com deputados, e, segundo Tico, o grupo já foi procurado até por deputados da oposição que manifestaram interesse em conversar. Muitas pessoas de outros partidos também nos procuram para nos conhecer, disse.
Há cerca de seis meses tiveram início as conversas sobre a implantação de um novo partido em Pinhão. Em seguida começaram as reuniões e finalmente a constituição do PMN no município. A diretoria está composta da seguinte forma: Ricardo Henrique na presidência, Jean Marcelo Rocha, secretário, e Samuel Gilberto Meyring, tesoureiro. O representante do partido na região é o prefeito do município der Turvo, Marcos Seguro, e o deputado representante é Willy Taguchi, de Maringá.
O Partido da Mobilização Nacional, PMN, iniciou suas atividades como Movimento Nacionalista, em 21 de abril de 1984. Obteve registro definitivo concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral_TSE, em 25 de outubro de 1990 e é uma pessoa jurídica de direito privado. O Partido tem como patrono Tiradentes; como sigla, PMN; como número, 33; como Hino, o da independência; como símbolos, as cores branco, vermelho e preto, e a expressão: “A Legenda da Soberania”.
Fonte:Fatos do Iguaçu