22/08/2023


Paraná Política

‘Podemos’ inicia mobilização para ter mais mulheres na política

Conforme Cesar Silvestri Filho, presidente estadual do Podemos, o projeto é inédito, pelo caráter permanente de atuação

podemos

‘Juntas Podemos’ dá o tom da campanha (Foto: Ascom/Podemos)

‘Juntas Podemos’ é o tema da campanha iniciada pelo Partido nesta semana durante encontro virtual. Com mais de 500 participantes no lançamento, a proposta envolve iniciativas em defesa dos direitos da mulher. Além de incentivar a participação feminina na política e no trabalho conjunto na construção do futuro pós-pandemia.

De acordo com o ‘Podemos’, o lançamento contou com a presença da presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu, dos três senadores Álvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães. Assim como do presidente estadual do partido, Cesar Silvestri Filho, e da presidente nacional do Podemos Mulher, Márcia Pinheiro. Além disso, também participaram prefeitos, vices, deputadas e deputados. E ainda vereadoras e vereadores e lideranças do Paraná e de outros estados.

Conforme a presidente do Partido no Paraná, Carol Arns, para que a campanha atinja o objetivo se faz necessário defender os direitos não apenas das mulheres, mas de todos. “Queremos construir uma sociedade mais justa onde os direitos das mulheres serão respeitados”. Carol é também a vice-presidente nacional do Podemos.

ESTRATÉGIA

A estratégia para isso, conforme Carol, é usar a rede de vice-presidentes regionais e de presidentes municipais do Podemos Mulher. Estas irão levantar as necessidades das Regiões. A partir disso transformá-las em ações, programas de governo e projetos de lei.

“Políticas públicas e leis municipais bem sucedidas servirão como multiplicadores em todo o Paraná. Também vão ajudar a compor um plano de governo para as eleições de 2022. Além disso o Podemos Mulher também será responsável por organizar um quadro de lideranças femininas para disputarem cargos públicos”. O objetivo, disse Carol, não é atender a cota de 30% de candidatas. “Queremos aumentar efetivamente a representatividade da mulher na política”.

Conforme Cesar Silvestri Filho, o projeto é inédito, pelo caráter permanente de atuação que não se esgota no período de eleição. “Estamos rompendo o papel cartorial, tradicional de partido, que muitas vezes subsiste somente no período eleitoral. Estamos criando uma ferramenta em que o partido vai ser um instrumento para melhorar a vida da população. Isso legitima a existência do Podemos”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo