22/08/2023

Poeta lança livro inédito no País mesclando imagem, poema e som

imagem-44427

Se a ideia era lançar um livro diferente para expor o seu potencial poético Norbert Heinz conseguiu e crava o seu trabalho como o primeiro no país e no exterior. Adepto da poesia concreta, o poeta queria muito mais do que expor suas palavras numa simples folha de papel. Ele queria a ousadia, o desafio e eis que surge a hipermídia, onde texto, som, imagem, percepção interagem. O Celeste Inválido silício é assim. Um misto de várias tecnologias postadas num cenário comum.

De acordo com o autor, o livro começou como uma “ideia absurda e sem data para sair da gaveta, ou melhor, de projetos do HD”. O primeiro passo foi revirar pastas e pedaços de papel em busca de algum poema concreto já escrito. “O resultado foi meia dúzia de poemas na sua maioria inacabada”. Era preciso reestruturar os poemas existentes e criar novos que seriam apenas digitalizados. Dos 30 poemas, porém, apenas dois foram possíveis de montar no Word. “Pensei que a solução seria digitaliza-los no paint, mas as limitações me fizeram pensar que a solução seria utilizar o Corel, mas no sexto poema já em encontrava diante de novas limitações”, relata. As dificuldades enfrentadas levaram o livro a retornar para a pasta de projetos.

Meses depois, Norbert Heinz diz que se deparou, “puro acaso”, com o site do professor Claudio Kirner. “Duas palavras me deixaram extasiado: Realidade aumentada (RA)! Comecei a ler tudo o que estava lá. Baixei os exemplos. Visualizei-os incontáveis vezes”, diz.

Após tentativas de conversas com vários alunos de computação em Guarapuava, Norbert não encontrou alguém disposto a topar o projeto, ou seja, construir um livro de poemas em RA até que decidiu entrar em contato, por e-mail, com o professor Claudio, um biólogo que escreve literatura. “Logo discutimos as ideias e o professor me colocou em contato com o seu orientando de Iniciação Cientifica, o Raryel, que entraria no projeto”, relata.

Por meio de alguns modelos 3D do Armazem 3D do Google, já que parte de alguns poemas necessitavam de objetos 3D complexos, houve a estruturação de 23 poemas e uma capa de livro no programa Google SketchUp. “Na construção dos vídeos, que forma postados no Youtube, cada poema ganhou um único conjunto de sons que completaram a tríade: poema, imagem e som”, diz o autor.

Finalmente, o projeto passou a ser real e ganhou três versões: em video, hipermídia e Realidade Aumentada. Todas as versões do livro são gratuitas e podem ser citadas e/ou utilizadas desde que sejam creditados os autores.
O livro pode ser encontrado no site: ckirner.com/poemas postado  também na REDE SUL DE NOTICIAS, parceira do projeto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.