A Polícia Ambiental prendeu e multou um homem e apreendeu aves silvestres em situação irregular em Irati. Os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão, após denúncia pelo 181. No local denunciado havia 26 aves. Destas três sem anilhas, em condições de maus tratos. Além disso, conforme a polícia, os viveiros e gaiolas estavam em péssimas condições de higiene.
A equipe ainda encontrou três aves com indícios de membros quebrados, amputação e cegas. Conforme as informações, dentro da casa havia 261 anilhas para pássaros silvestres. Contudo, após consulta à lista de passariformes registrados junto ao órgão competente, a polícia verificou que houve a comercialização de 116 aves sem autorização do órgão ambiental.
Ainda constatou-se adulteração de anilhas. A Polícia Ambiental não informou as espécies encontradas, nem o endereço da apreensão. A idade do responsável também não foi divulgada. No entanto, os policiais encaminharam o homem para a 41ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Irati para lavratura do flagrante.
Além da prisão, as multas totalizaram R$ 112.500. Por fim, os policiais levaram as aves para o Instituto de Água e Terra para avaliação e tratamento por profissional habilitado. Houve apreensão de 24 gaiolas e dois alçapões, assim como das anilhas falsificadas.
Leia outras notícias no Portal RSN.