22/08/2023


Guarapuava Segurança

Polícia Ambiental combate crimes em Turvo e mais três municípios da região

Flagrantes aconteceram em Turvo, Rio Bonito do Iguaçu, Chopinzinho e Saudade do Iguaçu

corte

Redes apreendidas (Foto: Polícia Ambiental)

A Polícia Ambiental de Guarapuava continua fechando o cerco contra a prática de crimes ambientais no município e na região. Os flagrantes tem acontecido, em sua maioria, a partir de denúncias. Apreensões de corte ilegal de madeira e de redes para pesca predatória em municípios da região movimentaram equipes de Guarapuava e do posto de Segredo.

Na Ilha Bandeiras, município de Turvo, a polícia encontrou quatro pinheiros araucária cortados em meio a uma plantação de pinus. Segundo a Polícia Ambiental, os cortes aconteceram fora de área de preservação permanente. Também foi encontrado na sede da fazenda o armazenamento de madeiras de Araucária sendo 42 caibros com medidas 4,60mX0,10mX0,05m, totalizando 0,96m³; 25 caibros, com medidas 3,5mX0,10mX0,05m, totalizando 0,43m³; e 300 tábuas com comprimento de três metros e medidas de largura e espessura variadas, as quais totalizaram 6,75 m³. O capataz não soube informar se há autorização para o corte e informou o nome do proprietário da fazenda, o qual se encontra no Mato Grosso. Como no ato da fiscalização não foi apresentado autorização para os cortes nem tão pouco o documento de origem florestal (DOF e Nota Fiscal) das madeiras armazenadas, essas foram apreendidas e deixadas depositadas na propriedade.

No dia seguinte (1), o posto de Polícia Ambiental de Segredo, em patrulhamento aquático no  reservatório da usina hidrelétrica de Salto Santiago, Rio Iguaçu e Rio Dória, municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Chopinzinho e Saudade do Iguaçu, além de patrulhamento em apoio ao Salto Santiago. Em campeonato de pesca, foram abordadas 18  embarcações e orientadas 22 pessoas quanto ao uso proibido de materiais de pesca predatória. Foram encontradas fora da água, num barranco, três sacos de redes, perfazendo um total de 480 metros de redes de malhas variadas. Não foi possível localizar o responsável pelo material apreendido, o qual foi recolhido ao pelotão de Segredo para posterior destruição.

A Polícia Ambiental informa que as denúncias sobre crimes ambientais devem ser feitas através do telefone 181 ou pelo e-mail: denunciaambiental@pm.pr.gov.br.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo