22/08/2023



Guarapuava Saúde

Polícia Ambiental entra na ‘guerra’ contra a dengue em Guarapuava

Polícia Ambiental foi aos parques da cidade distribuindo panfletos. Nesta semana o Governo do Estado começou um mutirão para combater a dengue

dengue1

Policiais orientam sobre a dengue (Foto: Divulgação/PA)

O Batalhão da Polícia Ambiental em Guarapuava entrou firme na ‘guerra’ contra o mosquito transmissor da dengue. Assim, panfletos explicativos estão sendo distribuídos na cidade. Nessa quarta (18) a ação foi no Parque Jordão, Parque das Araucárias, Parque do Lago e Lagoa das Lágrimas.

De acordo com a polícia com a chegada do verão, temperaturas mais altas, locais úmidos e sem os devidos cuidados, são favoráveis ao crescimento dos casos. Assim, a participação ativa da população, devidamente orientada, pode ajudar a frear o avanço da doença.

Ainda nessa quarta o governo do Paraná começou um mutirão de combate à dengue em todo o Estado. Em Guarapuava, conforme a 5ª Regional de Saúde, existe apenas um caso notificado da doença e já foi descartado. Conforme boletim divulgado na terça (17), ainda não há casos da doença nos outros municípios que pertencem a área de cobertura da Regional.

Porém, no Paraná o momento é preocupante porque, de acordo com o mais recente boletim semanal epidemiológico divulgado também na terça pela Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná registra 3.293 casos confirmados. Em uma semana foram 662 casos a mais, com incremento de 25,16% em relação ao boletim anterior.

PREVINA-SE

O mosquito coloca os ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.

Colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família. O problema é quando o criadouro está dentro da residência. O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Para evitar o problema, elimine o prato, lave-o regularmente ou coloque areia. Outra medida que ajuda na prevenção a dengue é não jogar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos.

Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de dengue devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado. Calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

Piscinas pode se tornar foco de dengue. Por isso, a atenção deve ser redobrada com a limpeza em épocas de surto. Por fim, o uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método importante para se proteger contra a dengue.

(Com informações Mais Vida)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo