Um total de R$ 285 mil em autuações lavradas pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) é o resultado atual da operação desenvolvida pela Polícia Ambiental em Guarapuava, para coibir o corte, transporte ilegal de madeira, caça e porte ilegal de arma, na região do distrito de Guará em Guarapuava. A fiscalização começou em 15 de fevereiro e deve seguir ainda pelos próximos dias, com vistorias a outras propriedades rurais, e realização de bloqueios de estradas e abordagens a veículos.
De acordo com a Polícia Ambiental, durante o feriado do Carnaval, duas pessoas foram presas. Uma delas foi pela posse de uma espingarda calibre 32, além de quatro munições, diversas espoletas para recarga e uma faca. A outra pela posse de duas espingardas, de calibres 22 e 32, e mais de 300 munições, que possivelmente seriam utilizadas para caça.
Desde o início da operação cinco pessoas já foram presas e seis armas de fogo apreendidas.
Em vistorias às propriedades e serrarias da região, as equipes apreenderam ainda um trator, três metros cúbicos de araucárias, 524 palanques de imbuia, 59 mourões, além da constatação do corte de outras 125 árvores de araucária, 168 imbuias, 100 xaxins. Foi constatado também aproximadamente 40 hectares de áreas desmatadas, 700 metros quadrados de estradas abertas sem autorização, e a falta de Licença de Operação em uma serraria.
Denúncias e informações referentes a crimes ambientais podem ser repassadas diretamente à Sede da 4ª Companhia pelo telefone 42 3621-7900, sem a necessidade de identificação do denunciante.