No primeiro semestre de 2020, as forças da segurança do Paraná apreenderam 70 toneladas de drogas a mais que no mesmo período de 2019. O número significa um aumento de 128,3% nas apreensões. Foram 54,5 toneladas de drogas (cocaína, maconha e crack) apreendidas de janeiro a junho de 2019, contra 124,6 toneladas nos seis primeiros meses deste ano.
Os dados são do balanço divulgado nessa terça (28). De acordo com o secretário Romulo Marinho Soares, combater o uso e o tráfico de drogas também é combater a violência. “Como secretário e como pai, acredito que seja indispensável focar as forças de segurança no combate às drogas, e é isso que fazemos diariamente em nossas ações preventivas e operações de prevenção e repressão”.
Até o dia 7 de julho, a Polícia Rodoviária Federal do Paraná tinha divulgado a apreensão de 66,1 toneladas de drogas durante o primeiro semestre de 2020. Outras informações também foram repassadas como as 29,5 milhões de carteiras de cigarro e 63 armas de fogo.
AS APREENSÕES
Além disso, no primeiro semestre de 2020, as polícias Militar e Civil apreenderam mais de 1,8 tonelada de cocaína (1.886 quilos), um aumento de 185,2% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram apreendidos 661,2 quilos da droga.
Também foram apreendidas 68,4 toneladas a mais de maconha no comparativo com 2019 – subiu de 53,1 para 121,6 toneladas, o que resulta em um aumento de 128,7%.
Já as apreensões de crack, aumentaram 46,3% de janeiro a junho deste ano em relação à mesma época de 2019: foram apreendidos 737,7 quilos no ano passado contra 1,07 tonelada em 2020.
Segundo o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, o tráfico de drogas traz à reboque uma gama imensa de outros crimes. Crimes graves como furtos, roubos, homicídios. “Ano após ano, a Polícia Civil tem batido recorde de apreensões de drogas e tirado de circulação o maior número possível de traficantes. Desse modo, essa é a nossa forma de combater esse crime”.
SINTÉTICAS
As apreensões de drogas sintéticas apresentaram redução: ecstasy caiu de 32,4 mil para 25,9 mil compridos apreendidos (redução de 19,8%) nos primeiros seis meses de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. As apreensões de LSD reduziram de 21,6 mil para 8,8 mil pontos (queda de 59,3%).
UMA TONELADA EM UM DIA
Em 25 de julho, a PRF apreendeu em um único dia mais de uma tonelada de maconha em diversas Regiões do Estado. Em Guarapuava, foram mais de 540 quilos da droga. Assim, a polícia encontrou 541,7 quilos de maconha em um carro abandonado no município.
O carro estava na marginal da BR-277, o motorista fugiu do local em outro carro. Outra apreensão foi registrada pela polícia minutos depois, desta vez em Francisco Alves, onde a polícia encontrou 55,4 de maconha após uma perseguição.
NESTA TERÇA (28)
A Polícia Rodoviária Federal fez na tarde dessa terça (28), a maior apreensão do ano de maconha no Paraná. Conforme os agentes da PRF, o motorista de 32 anos de uma carreta foi abordado na BR-163, no município de Quatro Pontes (PR), no extremo Oeste. Entretanto, o motorista demonstrou estar bastante nervoso, o que chamou a atenção dos policiais.
O homem disse à equipe que estava transportando milho, que havia carregado em Ponta Porã (MS) e levaria a carga até Cascavel. Entretanto, os policiais ficaram desconfiados e resolveram intensificar a fiscalização. Ao retirar a lona, a PRF encontrou os fardos de maconha escondidos em meio ao milho. Após o descarregamento, a droga totalizou 11,4 toneladas. Também foram encontrados 84 quilos de skunk, uma variação mais potente da maconha.
PREVENÇÃO
Dessa maneira, é perceptível que a mesma importância das operações de repressão e prisão de traficantes está a prevenção ao uso e ao tráfico de drogas. A Secretaria da Segurança Pública incentiva a prevenção por meio de Conselhos, programas e outras ações.
É importante que além das polícias, também famílias e escolas estejam atentos à infiltração das drogas na vida dos jovens. Por isso, o Paraná trabalha com diversas políticas públicas. Bons exemplos são o Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas e o Proerd, que é o programa de prevenção às drogas nas escolas do Paraná, desenvolvido pela Polícia Militar.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) visa educar os cidadãos, ainda crianças, para que no futuro possam evitar problemas com álcool, drogas e violência. O Proerd já alcançou mais de 1,6 milhão de estudantes em todo o Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.