A Polícia Civil do Paraná (PCPR) forma nesta quinta (19), 186 novos policiais civis. De acordo com as informações, o novo efetivo passará a atuar nas delegacias de todo o Estado ainda este mês. Assim, o curso de formação se trata de uma pós-graduação em Ciências Criminais de Polícia Judiciária, com mais de 900 horas/aula, entre teóricas e práticas. Todos participaram de concurso público.
De acordo com o delegado chefe da 14ª SDP em Guarapuava, Rubens Miranda Júnior, um desses formandos deve vir para a delegacia local. “A informação que temos é que um desses policiais, um escrivão, deve vir para atuar na sede da 14ª. Atualmente, contamos com sete escrivães. A alguns anos atrás chegamos a ter 14”.
DEPOIMENTO
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná, explicou que as diversas formações dos novos policiais contribuem para o enriquecimento do trabalho da PCPR. Desse modo, entre os alunos há formações das mais variadas engenharias, como civil, ambiental, mecânica e da computação. Além de médicos veterinários, dentistas, administradores, bacharéis em direito e jornalistas, entre outros.
Um dos formandos, o engenheiro mecânico Leonardo Ramon diz que sentiu que era hora de trocar de profissão e a carreira policial civil é uma vocação. “Não escolhi ser policial, a polícia me escolheu. Senti que era o que deveria fazer”.
Assim ele conta que no começo alguns o apoiaram e outros não por conta do risco que envolve a profissão. “Ao verem minha mudança, entretanto, minha formação, minha alegria em adentrar aos quadros da PCPR, e ao conhecerem também a evolução pela qual a instituição está passando, compreenderam o meu sentimento e ficaram felizes por mim”.
Leia outras notícias no Portal RSN.