A Polícia Militar foi acionada na manhã dessa terça (7) para atender a uma ocorrência envolvendo uma porção de droga encontrada na Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG UP).
Assim, uma equipe se deslocou para a unidade prisional que fica na rua Flavio Correa do Santos, no bairro Conradinho. No local, um policial penal relatou aos policiais militares que durante o procedimento de vistoria, encontrou uma porção de maconha no lado interno da unidade.
Conforme o policial, por meio do sistema de monitoramento, foi possível constatar que uma pessoa não identificada lançou a droga às 2h20 da madrugada no interior do pátio, por cima da cerca. De acordo com a direção, é a primeira vez que isso ocorreu na unidade, após a transformação da unidade em penitenciária estadual em 2019.
A direção acredita que a tentativa frustrada é devido ao momento em que vivemos. “Devido a pandemia de coronavírus, as visitas estão suspensas, e tentaram fazer entrar a droga e o celular, mas nossos policiais penais impediram que isso acontecesse”.
A sacola tinha a droga e um celular. A porção de maconha pesou 136 gramas. A droga e o celular foram entregues na 14ª SDP. No último dia 14 de março, cinco presos fugiram da Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão.
PEG – UP
A Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG – UP) foi inaugurada em novembro de 2018. Mas começou a operar como uma unidade de progressão em janeiro de 2019, na estrutura onde funcionava o CRAG – Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, fundado em 2007 e que funcionou até 2018, quando o regime foi extinto no Paraná.
Por fim, o Portal RSN mostrou em outubro de 2019, na websérie “Liberdade Vigiada”, 16 reportagens sobre a unidade.
Leia outras notícias no Portal RSN.