Caio Budel, com informações de Bárbara Franco
Seguem as negociações na Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), onde detentos fazem uma rebelião há mais de 36 horas. Os internos estão mantendo 10 agentes penitenciários reféns e exigem mudança na administração atual do local. Desde o começo da manifestação, entre 60 e 80 presos estão envolvidos no caso.
De acordo com o 1º Tenente Zarpelon, da Polícia Militar, ainda não se sabe o real estado de saúde dos homens que são mantidos reféns. Ainda de acordo com Zarpelon, não são todos os detentos da penitenciária que se rebelaram.
Segundo informações repassadas em coletiva de imprensa na noite de hoje (14), as negociações são positivas e os rebelados falaram que pretendem entregar os reféns na manhã de quarta feira (15). A polícia já repassou as informações para as famílias dos envolvidos e pediu a colaboração de todos.
As negociações vão seguir durante a madrugada com pequenos intervalos. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o Comandos de Operações Especiais (COE) permanecem no local.
Presos
Desde o início da rebelião, diversos presos se feriram por ação dos detentos que encabeçam a ação. Segundo informações da PM, três detentos estão internados e 11 foram medicados. Os que não foram transferidos para hospitais estão provisoriamente na 14º Subdivisão Policial.