22/08/2023


Segurança

Polícia Federal combate tráfico internacional de drogas 

Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão em Cascavel, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu

pf

A Polícia Federal, com o apoio da Delegacia de Polícia Federal em Cascavel , deflagra na manhã desta sexta feira (23) a Operação Jacutinga, implementada para desarticular uma associação voltada para o tráfico transnacional de droga a qual era responsável por introduzir no Brasil e enviar drogas para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Apreensão (PF)

O nome da operação, Jacutinga, faz referência à uma ave típica da região rural de São Miguel do Iguaçu, onde os investigados tem base e possuem uma chácara.

Ao total, estão sendo cumpridos oito mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Cascavel, todas no Paraná.

Com a deflagração da operação, inicia-se a fase ostensiva da investigação, a qual deve ser concluída em 30 dias.

As investigações foram iniciadas em abril de 2016 e, durante o período das apurações, foram apreendidos 162 quilos de cocaína, 32 quilos de crack, 154 quilos de maconha e 1 pistola calibre 9mm, resultando na prisão de cinco pessoas em flagrante.

Além disso, identificou-se que a associação investigada possui envolvimento com uma apreensão de 246 quilos de crack ocorrida no dia 05 de setembro de 2014, na cidade de Paraty (RJ), quando três pessoas foram presas em flagrante.

O grupo investigado, integrado por três pessoas da mesma família, transportava a droga em compartimentos previamente preparados na lataria dos veículos, como no teto e nos para-lamas.

Além do grupo principal, foi identificado um núcleo secundário, envolvido numa apreensão de 40 quilos de maconha em Cascavel no dia 13 de abril de 2017, quando uma pessoa foi presa em flagrante.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo