22/08/2023
Segurança

Policia Federal deflagra operação Cavalo de Fogo

imagem-69628

 Polícia Federal deflagrou a Operação “Cavalo de Fogo”, nesta quinta (03), a qual tem por objetivo desarticular organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas. Estão sendo  cumpridos 72 Mandados de Prisão e 46 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu.

As buscas estão sendo cumpridas simultaneamente em Foz do Iguaçu/PR, Santa Terezinha de Itaipu/PR, Guaíra/PR, Maringá/PR, São Paulo/SP, Limeira/SP, Vitória/ES e Poços de Caldas/MG.

A investigação foi iniciada pela Delegacia de Polícia Federal em Maringá/PR, sendo que após a constatação de que os criminosos atuavam com maior ênfase nesta região de fronteira. Houve declinação da competência em favor da Justiça Federal local e a investigação foi transferida para a Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu.

Ao longo de pouco mais de dois anos de investigação foram efetuadas 55 apreensões, a maioria de entorpecente oriundo do Paraguai. Foram apreendidos cerca de 37.000 kg de maconha, 1.300 kg de cocaína, 560 kg de crack, 03 fuzis, 12 pistolas de calibre de uso restrito, 56 veículos e R$ 450.000,00 (em espécie), que seriam utilizados no pagamento de droga. Além disso, 84 indivíduos foram presos em flagrante.

As drogas apreendidas, fornecidas por narcotraficantes paraguaios, ingressavam no Brasil, nesta região de fronteira, por meio de embarcações, pelo Lago de Itaipu e tinham como destino os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. 

Com a investigação focada na própria organização criminosa foi possível apurar a forma pela qual ela operava, identificando seus integrantes, descobrindo quais deles ocupavam posição de maior relevância e poder de comando, o que oportunizará o total desmantelamento desse grupo voltado para o crime.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.