22/08/2023



Política

Polícia Federal divulga balanço das eleições

imagem-43599

A Delegacia de Polícia Federal em Guarapuava divulgou o balanço das últimas eleições em Guarapuava. Uma operação foi desencadeada durante a semana que antecedeu o pleito envolvendo 100% do efetivo, apesar da greve da categoria.

De acordo com o delegado chefe da Polícia Federal em Guarapuava e região, Mauricio Todeschini, 22 municípios foram fiscalizados; 15 Mandados de Busca e Apreensão cumpridos; foram lavrados 07 autos de prisão em flagrante e 01 Termo Circunstanciado; 14 pessoas foram presas e 44 pessoas ouvidas em interrogatórios / declarações.

Segundo a PF, as diligências eleitorais foram intensificadas a partir do dia 1º de outubro, quando a PF de Guarapuava iniciou patrulhamento ostensivo e preventivo, visando manter a tranqüilidade e a democracia no pleito eleitoral. Foram realizadas diligências investigativas, cumprimento de mandados de busca e apreensão e atendimento de solicitações da Justiça e do Ministério Público Eleitoral, das coligações e de toda a população, sendo atendido efetivamente os seguintes municípios da área da circunscrição desta unidade: Guarapuava, Turvo, Campina do Simão, Boa Ventura do São Roque, Goioxim, Cândido de Abreu, Manoel Ribas, Palmital, Santa Maria D’Oeste, Pitanga, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Cantagalo, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Foz do Jordão, Candói, Palmas, Coronel Domingos Soares, Itapejara D’Oeste, Vitorino e Pato Branco.

De acordo com o delegado, as investigações dos crimes eleitorais continuam em inquéritos que tramitam na Polícia Federal em Guarapuava perante as Justiças e Ministérios Públicos Eleitorais dos municípios respectivos, e podem acarretar aos infratores penas de multa, prisão, além da cassação dos mandatos para os candidatos eleitos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo