A Polícia Federal (PF) identificou nesse domingo (12), suspeitos que vazaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no primeiro dia do exame. São oito pessoas que divulgaram o caderno de questões da prova que ocorreu no dia 5. Entre os suspeitos, a PF investiga um no Paraná.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o monitoramento do Ministério Público e do Inep detectou fotografias que mostram as perguntas da prova. Em seguida, acionaram a Polícia Federal para apurar o caso. Entretanto, a corporação afirmou que não há informações sobre postagens desses conteúdos antes do início do exame.
A equipe policial coletou depoimentos das pessoas que cometeram as irregularidades em Cornélio Procópio/PR, Caruaru/PE, Natal/RN e Brasília/DF. As investigações também seguem no Rio Grande do Sul e no Ceará. Porém, conforme o Inep, a operação também apreendeu materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude à prova em Maceió/AL e em Vitória da Conquista/BA.
As empresas responsáveis pelo gerenciamento das mídias sociais foram oficializadas para preservar as imagens das provas e auxiliar com o rastreamento das postagens.
Leia outras notícias no Portal RSN.