22/08/2023
Segurança

Polícia de Irati alerta sobre golpe de falso sequestro

Nessa quinta (22), diversos moradores do município acionaram a polícia relatando ligações com características do golpe

giroflexpm

A Polícia Militar de Irati emitiu um alerta para que moradores fiquem atentos quanto à golpes de falsos sequestros. Nessa quinta feira (22), diversos moradores acionaram a PM relatando ligações que caracterizavam o golpe.

De acordo com a PM, o golpista liga, aleatoriamente, para um número de telefone e diz que sequestrou alguém da família, geralmente, filha, filho ou alguém próximo. Ao fundo, uma segunda pessoa finge choro para comover a vítima. Neste momento, aproveitando o estado emocional da vítima, o golpista consegue obter informações pessoais da pessoa, como nome de familiares. Segundo a PM, no nervosismo do momento, as vítimas acabam “entregando” estas informações sem perceber.

O próximo passo do golpe envolve o uso de nomes reais de membros da família. O golpista passa a usar tom de ameaça, geralmente pedindo por dinheiro. Ameaças à vida do suposto sequestrado se tornam mais constantes nesta etapa da ligação.

DICAS DA POLÍCIA

De acordo com a PM de Irati, por mais que a vítima esteja nervosa, ela precisa tentar evitar de falar o nome do membro da família que ela achar que foi sequestrado. Outra dica é pedir informações que confirmem se há, realmente, alguém refém.

Em paralelo à ligação, a vítima deve tentar entrar em contato com a suposta pessoa sequestrada. Se não conseguir, deve solicitar falar com a pessoa sequestrada e perguntar algo que apenas aquela pessoa saberia responder, como nome de um avô, melhor amigo ou nome do cachorro.

“Tenham consciência que quase todos os casos não passam de golpes que estão tentando aplicar para lhe extorquir dinheiro. Assim, quanto mais calmo conseguir se manter, mais rápido irá conseguir se livrar do criminoso e desligar o telefone”, informa o relatório da PM.

No momento de registrar boletim de ocorrência, a polícia solicita que, se possível, o denunciante registre o número de telefone que efetuou a ligação e a conta bancária que ele solicitou o depósito (caso a conversa entre os dois chegue a este ponto). Estas informações ajudam a PM a identificar os autores do golpe.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.