A Polícia de Guarapuava levou para prestar depoimento dois suspeitos de pedir dinheiro em nome de servidores do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O flagrante aconteceu nessa quinta feira (08), mas só foi divulgado nesta sexta (09).
Eles atuavam em empresas e entidades da região solicitando dinheiro em nome de servidores e suposta associação de servidores em troca de mudas ou outros serviços que não são realizados pelo órgão.
De acordo com o chefe regional do IAP, Milton Roseira Junior, no momento da prisão, os suspeitos estavam no estacionamento de uma empresa onde solicitavam a doação. “O empresário ficou em dúvida quanto a ação das pessoas que estavam ali, ligou para o Escritório Regional e imediatamente acionamos a polícia, pois já tínhamos a notícia de que estavam agindo dessa mesma maneira em outras empresas da região”.
Empresário, funcionários do IAP e os suspeitos prestaram depoimento para a continuidade da investigação. Após o procedimento, foram liberados.
O IAP alerta que não autoriza nenhum servidor a solicitar dinheiro ou doação em nome do órgão ou de qualquer associação ou entidade de servidores. A recomendação do instituto é para que sempre que empresários e empreendedores forem procurados para troca de doação de mudas, publicação em revista, entre outras ações suspeitas, procurem imediatamente a Polícia.
Além de apoiar e fornecer todas as informações necessárias para a investigação policial, o IAP também fará uma investigação interna para verificar toda e qualquer possibilidade de envolvimento de servidores.