A denúncia sobre dois policiais militares foi aceita pela Justiça Militar Estadual do Paraná por estarem envolvidos na agressão de um homem em situação de rua em Pitanga. Eles viraram réus por lesão corporal leve, agravada por abuso de poder e pelo fato de estarem em serviço. O caso filmado ocorreu em agosto de 2023, no estacionamento de um supermercado da cidade.
Conforme as informações, a defesa da vítima expressou que o homem “se sente protegido com a denúncia do Ministério Público contra os policiais e aguarda a justiça, também em caráter pedagógico, evitando que novos ataques gratuitos às pessoas em situação de rua aconteçam”.
O CASO
No ano passado, imagens enviadas por um leitor do Portal RSN, mostram o momento em que policiais militares abordam dois homens e em seguida, agridem um deles. De acordo com populares, o homem agredido estava bêbado, é morador de rua e não reagiu à abordagem.
No vídeo é possível ver os policiais falando com os dois homens no estacionamento de um supermercado. Eles, inclusive, levantam um dos abordados enquanto pedem para que eles saiam do local. Contudo, enquanto um deles se retira, um policial volta e dá um forte tapa no rosto outro, fazendo com que o homem se desequilibre e caia no chão.
O que chama a atenção é que o homem não havia reagido à abordagem e se encontrava visivelmente bêbado. Na sequência, dois policiais passam a arrastar o abordado para tirá-lo do local. Nesse momento, as calças do homem chegam a sair, e é possível ver que ele fica de cueca enquanto é arrastado no asfalto.
BOLETIM POLICIAL DA ÉPOCA
A Polícia Militar registrou a ocorrência no dia 18 de agosto, às 21h, no bairro Pitanguinha. Segundo o relatório, o fiscal de segurança de um supermercado relatou a situação, indicando que dois homens estavam no estacionamento consumindo bebidas alcoólicas, perturbando o trabalho e pedindo dinheiro aos clientes.
O fiscal também mencionou que os dois homens frequentemente causam tumulto no local e estariam ameaçando os clientes, alegando possuir uma faca para intimidá-los a dar dinheiro. A equipe policial abordou os suspeitos. Conforme o boletim policial, um dos suspeitos acatou a ordem da equipe e deixou o local. No entanto, o outro homem, de 37 anos, se recusou a cooperar e precisou ser removido à força pela equipe. Além disso, teria dirigido palavras ofensivas a uma policial mulher presente na ação.
O relatório ainda menciona que o homem “fez menção de retirar algum objeto da parte direita da cintura”, levantando suspeitas de que poderia estar armado. Isso teria levado ao “uso de técnica defensiva” por parte dos policiais, embora o vídeo mostre apenas um policial dando um tapa no homem neste momento.
Os PMs alegaram também que se tornou necessário “uso de força moderada para retirar o abordado do local”, devido à recusa em cooperar. Por fim, informaram que orientaram o supermercado sobre as medidas apropriadas e expressaram interesse em tomar medidas legais contra os suspeitos.
(*Com informações G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.