A Operação Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) coibiu as tradicionais festas de estudantes que ocorrem no primeiro dia do vestibular da Unicentro. A concentração de jovens acontece na Vila Carli, próximo ao campus Cedeteg.
De acordo com 2º tenente do 16º Batalhão da Polícia Militar, Fábio Zarpelon, a Operação visou impedir que as pessoas tomassem conta da rua, atrapalhando a circulação de carros; além de fiscalizar os bares da região que tivessem sem alvará. “Durante a AIFU foram fechados dois estabelecimentos que estavam com os alvarás em situações irregulares”, disse Zarpelon. O tenente também falou que o proprietário de um estabelecimento foi conduzido até a 14ª Subdivisão Policial, pois estava fornecendo bebida alcoólica para um menor de idade.
Porém, alguns jovens reclamaram da ação dos policias. O estudante Fernando Costa relatou que o Pelotão de Choque invadiu sua casa e levou o aparelho de som. “ Eles nem pediram para abaixar o volume do som, já foram entrando”, comentou. O jovem foi levado ao Fórum onde foi realizado um termo circunstanciado. “Estávamos apenas em amigos. O volume do som não era alto e o aparelho estava dentro de casa”, justifica Fernando.
Participaram da Operação policiais do PCS, 1ª Cia do 16º BPM, Pelotão de Choque Pelotão de Trânsito, BPAmb, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e órgão Municipal de Fiscalização. “Nossa intenção não é acabar com as festas, mas sim, fazer que esses eventos ocorram dentro da legalidade”, finaliza Zarpelon.