Bárbara Franco
As consequências que a bebida e as drogas trazem para os jovens são muitas. Entre elas estão à evasão escolar, violência e abuso sexual. Uma das medidas para prevenir o consumo e o tráfico de drogas são as palestra em escolas da cidade realizadas pelo soldado Celso Luis Calisario e sua equipe, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
Calisario comenta que hoje a repressão já não funciona tanto e que há falta de conscientização. “A repressão já não está sendo eficaz e o grande problema é que não há investimentos na prevenção”.
Uma das ferramentas para despertar a conscientização é o trabalho realizado pelo Proerd, mas isso não é o suficiente. O envolvimento da família é a principal porta de entrada no combate às drogas. “Não basta apenas o trabalho realizado pelo programa com os alunos de primeiro e quinto ano. Esse trabalho deve ir muito além, pois o convívio com a família é diferente daquele trabalhado com os alunos em sala de aula. O Proerd deveria ser trabalhado primeiro com os pais e depois com os filhos”.
Além das palestras para os alunos a equipe do Proerd realiza também reuniões com os pais. De acordo com Calisario, são cinco encontros para explicar aos pais os perigos e conseqüências que as drogas podem trazer para seus filhos. “É muito importante a conscientização não apenas das crianças e jovens, mas também dos pais”.