22/08/2023



Região Segurança

Polícias civil, penal e Depen frustram fuga na Cadeia Pública de LS

Presos do 'seguro' usaram vergalhões de aço da cama de concreto para abrir buracos no teto do cubículo. Há 5 anos, a cadeia não registra fuga

CADEIA LS

Presos do ‘seguro’ usaram vergalhões de aço da cama de concreto para abrir buracos no teto do cubículo (Foto: Polícia Penal)

*Reportagem com áudio.

As Polícias Civil, Penal e agente do Depen – Departamento Penitenciário do Paraná impediram uma fuga de presos neste sábado (6) na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul. Conforme informações da polícia, por volta das 11h30, por meio de informações internas, os policiais identificaram, um dano na estrutura do cubículo 03 da ala ‘seguro’ – onde ficam presos ameaçados de morte ou que cometeram crimes específicos como estupro, por exemplo.

(Foto: Polícia Penal)

Após levantamento de informações mais detalhadas, bem como inspeção da laje superior com acesso pelo telhado, os policiais penais e agentes do Depen descobriram um dano feito pelos detentos na laje do cubículo.

Vergalhões retirados da estrutura de concreto das camas (Foto: Polícia Penal)

Com o apoio do GDE – Grupo de Diligências Especiais da Polícia Civil, os presos do cubículo foram retirados. A inspeção confirmou as suspeitas, uma vez que detentos utilizaram vergalhões retirados das ‘jegas’ – camas de concreto – para perfurar a laje de concreto do teto, no canto direito do cubículo.

(Foto: Polícia Penal)

Desse modo, os policiais apreenderam cinco vergalhões bitola 9/16 de aproximadamente 30 centímetros cada um. Posteriormente, os danos foram reparados na laje.

(Foto: Polícia Penal)

Conforme a polícia, a operação ocorreu dentro da normalidade, com os detentos acatando as ordens determinações emanadas da autoridade, bem como não houve necessidade de uso da força. Nenhum detento se feriu. Ao todo, a ação movimentou 35 presos, que após os reparos foram realocados nas celas.

ESTRUTURA DA CADEIA DE LS

Em entrevista ao Portal RSN, a polícia penal informou que inicialmente, a cadeia foi construída com capacidade para 28 presos. Mas passou por ampliação e ficou com 42. Há cerca de dois anos, em nova ampliação, a capacidade subiu para 85 presos.

Entretanto, neste sábado (6), a Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul estava com 199 detentos, homens e mulheres.

É um excesso, não nego, mas dá para trabalhar. Tanto que estamos há mais de cinco anos sem fuga em Laranjeiras do Sul. A última fuga ocorreu em 7 de fevereiro de 2016, quando sete detentos fugiram. E praticamente não temos tentativa de fuga ou evasão. Essa foi a única nos últimos dois anos.

Acompanhe abaixo, a entrevista exclusiva da Polícia Penal da Cadeia de Laranjeiras do Sul ao Portal RSN.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo