22/08/2023

Ponte Preta comprova a superioridade do futebol brasileiro

Já comentei neste espaço sobre a superioridade do futebol brasileiro diante dos demais adversários sul-americanos. A partida dessa quinta feira (07) que classificou a Ponte Preta para as semifinais da Copa Sul Americana foi uma prova disso.

Mesmo jogando um campeonato internacional pela primeira vez em seus 113 anos de história, e enfrentando um adversário de altíssimo nível e de grande  tradição como o Vélez Sarsfield, a Macaca não se intimidou e colocou o Brasil na final da Copa Sul Americana novamente*.

É claro que a questão da tradição, da história, dos títulos conquistados é marcante, mas o que mais me chama a atenção em toda esse caso é o futebol apresentado pela Ponte, que foi superior ao dos argentinos.

Reconhecidamente a Ponte não  tem um dos melhores futebol do país, pelo contrário, é  atualmente apenas a 18ª colocada e briga para não ser rebaixada. Mesmo assim, o time não se intimidou com o José Amalfitani lotado e se mostrou muito madura ao agüentar a pressão, principalmente após o primeiro gol, e depois matar o jogo no contra- ataque. Ao contrário da Ponte, o Vélez pareceu ansioso e desesperado pelo gol e facilitou a vida dos campineiros.

O São Paulo, que também representa o país no torneio, é outro exemplo da força do futebol brasileiro. Mesmo enfrentando uma grande crise em 2013 e ainda se reestruturando sob o comando de Muricy Ramalho, o tricolor também conseguiu chegar às semifinais com até certa facilidade.

Outro fator que comprova a boa fase dos clubes brasileiros são os quatro títulos consecutivos da Libertadores da América conquistado pelos clubes daqui.

A torcida agora é para que a boa fase passe também para a Seleção Brasileira na Copa de 2014.

 

* Como dois clubes brasileiros estão na semifinal da competição e se enfrentam, obrigatoriamente um clube do país estará na final

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo