22/08/2023
Economia Guarapuava

“É um ponto de interrogação”, avalia CDL de Guarapuava sobre vendas para Dia das Mães

Para entidade, a instabilidade do ramo se consolida com a inauguração do shopping em Guarapuava

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A instabilidade econômica do país, o cenário político e a inauguração do primeiro shopping na região de Guarapuava são fatores que geram instabilidade e incertezas quanto as expectativas de vendas para o Dia das Mães, no comércio de rua de Guarapuava. As considerações foram apontadas pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapuava (CDL), Mauro Cláudio Temoschko, em entrevista ao Portal RSN.

Em Guarapuava, a CDL reúne 70 associados. De acordo com o presidente da entidade, o mercado empreendedor nacional vem de um momento de recuperação de crescimento com relação aos anos de 2015, 2016 e 2017, mas as perspectivas, inclusive locais, são de incertezas.

“O comércio vem de um momento difícil desde 2014. Tivemos uma melhora pequena em 2017, mas não temos expectativas de alcançar números de 2013, por exemplo. Esperávamos um crescimento em torno de 10% a 20% para Guarapuava, mas estamos vivendo um momento diferente aqui, pelo shopping. É um ponto de interrogação. Haverá uma divisão no potencial de vendas, é um caso diferente a expectativa local”.

Já para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), Rudival Kasczuk, a expectativa para a data, que é uma das mais importantes do ano para o setor, é positiva a nível estadual e ainda mais otimista, a nível local, inclusive, a partir da implantação do novo shopping.

“O Dia das Mães é a segunda data comemorativa do ano em que o comércio mais vende, perdendo apenas para o Natal. Em números estaduais, a perspectiva de aumento com relação ao ano passado é de 2,9% a 3% nas vendas. Com a inauguração do shopping em Guarapuava, temos uma expectativa ainda melhor para os empresários da cidade. Dos nossos mil associados, cerca de 20 empresários apostam no novo espaço, inclusive para vender bem nessa data”.

Dados da Associação Comercial do Paraná (ACP), informados pelo presidente, revelam que o paranaense pretende gastar em média R$ 127 com o presente do Dia das Mães, dando preferência para roupas, como principal opção.

PERSPECTIVA

Em Guarapuava, a empresária Sarita Federle aposta no ramo de acessórios há 10 anos, com a Allure. Para esta data, Sarita tem perspectivas animadoras, já que tais produtos também são amplamente procurados neste período.

“Esperamos quase os números de vendas de 23 de dezembro. Normalmente nossa loja é visitada por mulheres e nessa data são os homens que enchem o espaço para presenteá-las. Ano passado tivemos um aumento de vendas nas datas comemorativas com relação a anos anteriores e para 2018, estamos ainda mais entusiasmados”.

Para ampliar as possibilidades de negócio, Sarita investe em promoções especiais e produtos atraentes para a data.

“Temos um sorteio especial para todos os nossos clientes cadastrados e investimos também nos acessórios mais procurados, como brincos, colares e pingentes que simbolizam o amor e a família. Também atenderemos com um horário diferenciado no sábado (12/05) para ampliar a comodidade dos nossos consumidores”.

Cristina Esteche

Jornalista

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