22/08/2023
Geral

População analisa debate entre os candidatos em Guarapuava

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Guarapuava aconteceu na noite dessa quinta feira (23), e foi transmitido em TV aberta, pela TV Tarobá. Contudo o debate repercutiu por toda a Guarapuava, mesmo depois de encerrado o programa que os colocou frente a frente. Na manhã desta sexta feira, bancos de praças, locais de trabalho, e redes sociais foram palco para o debate, só que desta vez o debate dos cidadãos que expunham suas opiniões e reflexões sobre o ultimo encontro entre os candidatos.

Nas redes sociais correligionários de ambas as partes cantavam a vitoria do seu candidato no embate político, e criticavam a postura dos adversários, enfatizando cada palavra dos candidatos para o bem ou para o mal. Outros alheios a participação política, usavam as redes sociais para discutir e reclamar da falta de propostas e da agressão de certos candidatos no programa.

Nas empresas e escritórios, o debate de ontem a noite tomou o lugar da novela das oito ou do futebol como assunto preferido, e foi o principal assunto das conversas entre funcionários.

Sentados em um banco de praça, alunos e professores do curso de História da Unicentro também discutiam na manhã de hoje os caminhos da política guarapuavana, e suas opiniões sobre o debate político.

Entre os vários pontos levantados pela população em entrevistas a RSN, as principais opiniões do eleitorado sobre os candidatos, principalmente após o embate político foram:

 

César Silvestri:

Segundo os entrevistados, Cesar é um dos candidatos mais bem preparados.“ O César assim como os outros falam bem, se dão com a câmera, eles tem um certo nível cultural que a gente não vê em outras cidades”, afirma o professor de História André Ulisses de Sales.

Muito criticado pelo seu principal oponente no debate desta quinta feira, César, na opinião da maioria, foi bem nas suas defesas. Contudo,algumas criticas também foram feitas ao candidato a prefeito.

O professor André juntamente com seus alunos Plinio Faiz, Thiago Geronimo da Silva e Clayton Barbosa, comentaram que o candidato do PPS por vezeschamou muita atenção para a sua parceria com o governador  Beto Richa  “ Eles abordaram muito a questão partidária, cada um com o seu, o César com o Richa, o Antenor com a Dilma”.

 

Dr. Antenor:

 A postura do candidato foi elogiada por muitos, justamente por se afastar das discussões e intrigas entre os candidatos, buscando não realizar ataques a nenhum dos seus concorrentes “O Antenor manteve a postura, não partiu para a agressão contra ninguém”, afirma Francielli Loch, secretária.

Jauri Gomes:

Assim como o candidato do PT, manteve-se sem atacar os outros candidatos, e teve uma postura de respeito e amizade com os colegas que buscam a chefia do executivo, já que segundo ele mesmo, trabalhou com todos os grupos políticos em eleições anteriores.

Propostas de Jauri Gomes como a reestruturação do Hospital Estrela de Belém, ao invés da criação do Hospital Regional foram bem vistas pela população. “Gostei da proposta do Jauri sobre o Hospital estrela de Belém e sobre as creches” comenta Francielli

 

Fabio Ribas:

O candidato desde o inicio do debate, mostrou uma postura de ataque ao seu principal adversário, mostrando-semuito agressivo em sua estratégia de debate.  Segundo o Prof. Andrée seu grupo este tipo de estratégia geralmente resulta em uma conseqüência rápida. “Quando um candidato tem uma postura de ataque, geralmente ela gera efeitos rápidos, ou da aprovação dos eleitores ou a desaprovação, que é amais comum “ analisam.

O relacionamentode Fabio com a atual administração publica também foi questionado “ Quando questionado sobre a atual administração pública, ele pulou fora, mas minutos depois falou que ele e a prefeitura estão trazendo uma empresa de panificação da França para cá”, afirma Francielli.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.