22/08/2023



Geral

População quer repasse menor à Câmara de Guarapuava

* Da Redação

Enquanto no Estado cresce o movimento para diminuição dos valores dos subsídios pagos aos vereadores e no número de cadeiras no Legislativo, em Guarapuava a comunidade está se organizando para exigir que o Executivo repasse menos recursos financeiros ao Legislativo mensalmente.

Na última semana, entidades se reuniram, num debate democrático, porém, onde prevaleceu uma só voz: é preciso reduzir o repasse de recurso ao Legislativo Municipal, o subsídio dos vereadores tem que ser diminuído  e o expediente da Câmara  deve ser ampliado.

Essas decisões serão tomadas por etapas. A primeira vai tratar do repasse previsto pela Constituição de até 6% para municípios com população entre 100 mil e 300 mil habitantes – caso de Guarapuava. O parágrafo diz que a Câmara não gastará mais de 60% da sua receita com a folha de pagamento, incluindo gastos com o subsídio dos vereadores.

Para fazer uma análise sobre a redução desse repasse, uma comissão composta por cinco representantes de entidades foi composta e está trabalhando no levantamento dos custos mensais do Legislativo guarapuavano. Tão logo esse levantamento esteja concluído, nova reunião deve ser realizada para discutir os próximos passos da movimentação. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo