22/08/2023
Segurança

População questiona ´´sumiço´´ do Graer em Guarapuava

imagem-84157

* Por Rogério Thomas

Um caso ocorrido no último final de semana trouxe à tona um questionamento que vem sendo feito pela população à Rede Sul de Noticias: o que houve com o Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) em Guarapuava?

Um caso de urgência, onde uma criança necessitou transferência para uma UTI em Curitiba gerou muito transtorno em Guarapuava no final de semana. Através de concentração de esforços da equipe médica e de profissionais ligados à Saúde no Município, uma aeronave de Foz do Iguaçu foi acionada para realizar o transporte da criança para a capital do Estado.

A partir desse fato, os questionamentos sobre uma possível desativação do Graer em Guarapuava tomaram corpo e se intensificaram.

OPERAÇÃO VERÃO

Porém, de acordo com a Assessoria de Comunicação do 16º BPM, os profissionais que integram a equipe do Graer em Guarapuava e o helicóptero foram destinados para a Operação Verão, que é realizada no litoral do Paraná. A assessoria informou ainda que antes da transferência da equipe para o litoral, os trabalhos foram paralisados devido à aeronave estar em manutenção.

Não há informações oficiais sobre uma possível desativação da base do Graer em Guarapuava e nem quando a equipe deve retornar ao atendimento na região.

BASE EM GUARAPUAVA

A base descentralizada do Graer (Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo) foi instalada no Aeroporto Municipal Tancredo Thomaz de Faria no mês de junho de 2014 pelo governador Beto Richa. (Leia aqui sobre o Graer em Guarapuava). A base foi a segunda instalada pelo governado do Estado do interior do Paraná.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.