* Por Rogério Thomas, com fotos de Blog do Esmael
Por volta das 18h00 desta quarta feira (29) os deputados estaduais do Paraná aprovaram o Projeto de Lei 252/2015 do Governo do Estado que prevê alterações na ParanáPrevidência.
A votação foi marcada por confronto entre os manifestantes e os policiais. Ainda não há um número exato de feridos, pois muitos manifestantes ainda estão sendo atendidos, mas a estimativa inicial é de que mais de 110 pessoas tiveram ferimentos.
'Nós tivemos que tomar as medidas a fim de realizar as medidas necessárias para cumprir a ordem judicial', diz o Comandante-Geral da PM, Cesar Vinicius Kogut, sobre a decisão que proibia a entrada de manifestantes na Assembleia Legislativa do Paraná.
A proposta aprovada pelos deputados muda a fonte de pagamento de mais de 30 mil beneficiários para o Fundo Previdenciário. Com isso, o governo deixa de pagar sozinho essas aposentadorias e divide a conta com os próprios servidores, já que o fundo é composto por recursos do Executivo e do funcionalismo. A medida cria uma economia de R$ 125 milhões mensais ao governo.
Por outro lado, os servidores são contra a medida. Eles alegam que a mudança comprometeria a saúde financeira da ParanaPrevidência, ou seja, faria que com o tempo a instituição tivesse mais a pagar do que a receber.