22/08/2023
Guarapuava Política

Por enquanto, MDB de Guarapuava está fora da rota de Requião Filho

Requião Filho cumpre agenda no Oeste do Estado, mas na passagem por Guarapuava ele conversou com o Portal RSN no fim da tarde desta quarta

requião filho

Requião Filho, deputado estadual (Foto: Arquivo/RSN)

Guarapuava, por enquanto, está fora da rota do deputado estadual Requião Filho (MDB). Ele começou a fazer uma peregrinação por cidades paranaenses. A parada na noite desta quarta (18) é em Foz do Iguaçu. Entretanto, durante a passagem pela BR-277 no fim da tarde, ele conversou com o Portal RSN. A retomada das visitas aos municípios, segundo ele é para debater assuntos em alta na Assembleia.

Assim sendo, um deles é o projeto aprovado pela maioria dos parlamentares nesta quarta (18). Requião Filho votou contra a concessão dos 3.372 quilômetros de estradas paranaenses. De acordo com a proposta, desse total o governo federal pretende leiloar, 1.164 quilômetros, ou 35% de rodovias estaduais. “A Região será duramente afetada pelo novo modelo apresentado pelo Governo, para os próximos 30 anos”.

Requião Filho tem defendido a cobrança dos valores pagos “a mais” nos últimos 20 anos às concessionárias. Trata-se de obras previstas em contrato e sem execução. “Estamos falando de R$ 10 bilhões de reais. Gerenciando bem estes valores, o Governo teria condições de duplicar as estradas, implantar novas sinalizações e realizar as manutenções necessária. E sem cobrar um real de cada paranaense. Mas até agora, nenhum plano nesse sentido foi apresentado”.

Conforme as informações da assessoria, em Foz ele se reúne com um grupo de pessoas na noite de hoje. Mas amanhã o deputado vai visitar veículos de comunicação da cidade. Além do pedágio, ele vai falar sobre a pandemia e outros projetos. Após o compromisso em Foz do Iguaçu, o deputado vai percorrer vários municípios do oeste paranaense.

MDB EM GUARAPUAVA

Embora já anunciado publicamente que deixará o MDB para seguir o caminho do pai e ex-governador Roberto Requião, o deputado continua no partido. Ele necessita esperar a ‘janela partidária’ para deixar o MDB. Caso contrário, perderá o mandato sob a ‘pecha’ de infidelidade partidária. “Meu pai precisa avaliar bem as propostas recebidas”.

Apesar de ser uma das lideranças estaduais do MDB, ele disse que não sabe como está o Partido em Guarapuava. É que após a saída de ‘Requião Pai’, João Nieckars também pediu a desfiliação. Até então, o advogado era tido como uma liderança emedebista. Ele ocupou a vaga de vice na chapa liderada pelo petista Antenor Gomes de Lima, nas últimas eleições a prefeito.

Questionado pelo RSN se a agremiação não mais interessava a ele em Guarapuava, Requião Filho disse que se “importa com as pessoas. Muitas já saíram do partido”. Entretanto, o viés que um dos partidos mais tradicionais do País tomará no município ainda é uma incógnita. Presidido pela vereadora Bia Neves, a única eleita pela sigla, o MDB local se resume a uma Comissão Provisória. E não há informações sobre a postura partidária nas eleições de 2024. Sob a presidência do deputado Anibelli Neto, o MDB estadual deve apoiar a reeleição de Ratinho Junior no Governo. Condição que o MDB  local, até o dia da eleição no Diretório Estadual, se posicionava contra. O Portal RSN tem tentado contato com Bia Neves, mas sem retorno.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.