22/08/2023
Cotidiano

Por falta de contrapartida, Guarapuava está perdendo obra de R$ 2,4 milhões

A falta da contrapartida do município está fazendo Guarapuava perder mais uma obra estadual que pode beneficiar crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixo poder aquisitivo e vulneráveis a problemas sociais.

 

O prazo para que o prefeito Fernando Ribas Carli doasse uma área para a construção de um Centro da Juventude já terminou no final de 2010 sem que nada fosse feito. Para tentar reverter essa situação e impedir que o município perca R$ 2,4 milhões financiados pelo Tesouro do Estado por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), o deputado estadual Cesar Filho (PPS) interferiu junto à Secretária da Família, Fernanda Richa. Nesta terça-feira (3) o assessor da secretária Givanildo Silva estará em Guarapuava.Às 13h30 ele se reúne com a secretária municipal de Assistência Social Mara Rúbia Tavares Ribas Doliveira, com representantes dos conselhos Tutelar, dos Direitos da Criança, entre outras entidades.
“Essa obra é maravilhosa e Guarapuava não pode perder. O Governo ofereceu 32 Centros da Juventude no Paraná e apenas três municípios perderam o prazo para a contrapartida”, disse Givanildo à RSN. Além de Guarapuava, Ponta Grossa e Guaratuba também não deram a contrapartida exigida.

Para que o município não perca uma obra com 7 mil metros quadrados de área construída será necessário que Carli corra contra o tempo já que o convênio assinado em 25 de janeiro de 2010 perdeu a validade.  Vale lembrar que a assinatura foi realizada no gabinete de Carli com a presença do deputado estadual Artagão Junior (PMDB) e foi comemorada.

Agora, Carli tem poucos dias para reaver o investimento.
“O prefeito terá que encaminhar um ofício pedindo que novo convênio seja assinado. Nesse ofício deverão estar anexados os documentos exigidos, inclusive a apresentação do terreno onde a obra será construída”, disse Givanildo Silva. Resumindo: Carli terá que fazer em no máximo duas semanas o que não fez em um ano.

"As crianças e os jovens de Guarapuava não podem perder essa obra que vai possibilitar o acesso à atividades esportivas e culturais. O espaço será aberto à comunidade durante o dia todo e parte da noite. Por saber que a nossa cidade é carente de espaços como esse é que interferi junto ao Governo do Estado e conseguimos uma chance para não perder o projeto", afirmou Cesar Filho.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.