Da Redação, com Assessoria
Considerando a impossibilidade de funcionamento dos departamentos pedagógicos, clínicas e laboratórios da Unicentro sem o apoio dos estagiários e tendo em conta que até a presente data não houve liberação de quota financeira para pagamento das bolsas de estágio do mês de novembro, o Conselho Universitário (COU) da universidade decidiu, nesta segunda (21), fechar as portas da Instituição a partir desta terça (22).
Tal decisão de fechamento abrange todas as atividades, mantendo-se, apenas, o atendimento aos pacientes internados na Clínica-Escola de Medicina Veterinária e aos animais do campo experimental. Uma comissão composta por conselheiros do COU e representantes dos estagiários irá amanhã (22) à Curitiba para discutir o assunto com o governador ou seus representantes.
De acordo com o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, “todas as tratativas estão sendo feitas para que o problema se resolva ainda hoje, de forma a evitar a adoção da medida determinada pelo COU, o que geraria uma série de transtornos ao calendário acadêmico, em pleno vigor em razão da greve do primeiro semestre do ano, além de prejuízos a inúmeros pacientes atendidos nas clínicas de Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Órtese e Prótese e Medicina Veterinária.
O encerramento antecipado das atividades administrativas e pedagógicas da Universidade pode comprometer a volta às aulas da Unicentro, visto que a paralisação é por tempo indeterminado e só vai acabar se a Secretaria de Fazenda liberar os recursos para efetuar o pagamento.