Por mais um mês, Guarapuava registrou saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que em novembro 1.865 pessoas foram contratadas. Além disso, ocorreram 1.210 demissões. Em Guarapuava, existem 9.677 empresas aptas a contratar profissionais dos mais variados ramos. Portanto, o saldo do mês é de 655.
Além disso, conforme o ‘Novo Caged’, o mês de setembro teve 1.535 contratações e 1.338 demissões, resultando em saldo de 197 postos criados no município. Em agosto o saldo positivo fechou em 269 postos de trabalho. Entretanto em junho e julho, Guarapuava já tinha registrado mais admissões que desligamentos.
Aos poucos a economia se recupera dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. Assim, três setores impulsionaram positivamente essa retomada em Guarapuava. O Setor da Indústria teve saldo de 57 novas contratações, o Setor de Serviços 158 e em primeiro lugar está o Comércio com 426.
Contudo, apenas a agropecuária tem saldo negativo em novembro, com -2. Por fim, o setor de construção teve o saldo positivo com 16.
BRASIL
O número de contratações com carteira assinada superou o de demissões no Brasil. Segundo dados do Caged, o país criou 414.556 vagas de emprego em novembro. O número é o melhor da série histórica da pesquisa, iniciada em 1992. Diante da sequência de dados positivos, o saldo acumulado em 2020 ficou positivo pela primeira vez e chegou a 227.025 postos de trabalho criados ao longo do ano.
Ao avaliar os dados, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o fato dos setores de comércio e serviços, os mais atingidos pela pandemia, com 179.261 e 179.077 postos respectivamente, terem sido destaques na geração de emprego, significa o Brasil apresenta uma “retomada em V da economia”.
Leia outras notícias no Portal RSN.