Por unanimidade os vereadores de Guarapuava decidiram, em primeira votação, reduzir o período de recesso parlamentar de 90 para 41 dias. Pela nova proposta, haverá sessões ordinárias de 01 de fevereiro a 20 de dezembro.
+ Declaração infeliz de Come ganha repercussão nas redes sociais
+ Para Airson, demagogia é falar em bem comum e na hora de votar ser contra
O Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 03/2013, de autoria de 20 vereadores, exceto Elcio Melhem (PP), que não assinou, mas foi favorável, foi votado nessa segunda feira (23) e retorna à pauta apenas na sessão da próxima segunda-feira (30). Este intervalo é necessário, pois a votação de Projetos de Emenda a Lei Orgânica necessitam de prazos regimentais de cinco dias úteis.
+ Após polêmica, consenso rduz período de recesso na Câmara
+ Atingi meu objetivo e conseguir unir a situação com a oposição, diz Airson
A redução do período de recesso das sessões foi antecedida de polêmica. O primeiro a propor essa redução foi o vice presidente da Câmara, Airson Horst que não teve o apoio nem da bancada situacionista, a qual lidera. Por falta de aval o projeto nem chegou a tramitar. A nova proposta, entretanto, foi apresentada com a assinatura de 20 dos 21 vereadores e aumentou as férias dos vereadores. Elcio Melhem não assinou mas votou a favor da redução.
Airson queria que o recesso fosse de 30 dias, coincidindo com o período de férias escolares; que houvesse mais uma sessão durante a semana e que o horário das sessões fosse mudado das 19 horas para às 14 horas.