22/08/2023



Cotidiano Região Turismo

Portal RSN participa da maior sapecada de pinhão do mundo

O Portal RSN produziu um conteúdo especial sobre a programação da 2ª edição da atividade em Turvo, a capital dos pinheirais

Portal RSN participa da maior sapecada de pinhão do mundo (Foto: Henryque Moss/Portal RSN)

O caminho de fogo de dois quilômetros de extensão percorreu retas e curvas. E os visitantes participaram de todas as etapas: colocaram os pinhões entre as grimpas – ou sapés – e, assim, iniciaram a maior sapecada de pinhão do mundo. A sede da 2ª edição da atividade foi o município de Turvo, a capital dos pinheirais.

O recorde internacional, reconhecido pelo Guiness Book em 2022, também resgata um costume tipicamente paranaense: o consumo da semente da araucária. Conforme um dos organizadores da programação, Mauricio Pilati, a ideia de fazer a ‘megasapecada’ surgiu em 2021, para a inauguração do Gralha Azul EcoPark, espaço que recebe a atividade.

A ideia surgiu para celebrarmos as nossas matas de araucária, já que Turvo é a capital estadual dos pinheirais. Nada melhor do que usar a semente da araucária nessa ‘sapecada’ de pinhão, que é uma tradição milenar, indígena. E a gente traz aqui com dois quilômetros de extensão, com mais de 100 quilos de Pinhão pra realmente ser um marco regional.

Se da carreira de fogo veio o pinhão tostado, no fogão montado no chão, os produtores rurais do município prepararam um almoço bem campeiro. Dessa forma, havia feijão, arroz, carnes, saladas e, claro, a famosa farofa de pinhão. Tudo bem temperado e com gostinho especial do campo.

A ‘megasapecada’ ocorre apenas uma vez ao ano. Mas durante os outros meses, os visitante podem aproveitar outras atividades preparadas pela Gralha Azul – Turismo Ecológico. O projeto, em parceria com mais de 30 famílias de produtores rurais de turvo, busca apresentar a cultura e a tradição do município para o mundo.

ATIVIDADES

No EcoPark, a três quilômetros do Centro de Turvo, os moradores e turistas podem contemplar a natureza de diversas formas. Por exemplo, apreciando paisagens com araucárias, visitando cachoeiras e fazendo trilha ecológicas. Inclusive com uma das mais belas cachoeiras do município: a Águas da Laje, com 30 metros de queda d’água.

Mas há a possibilidade de ir além, com o turismo de aventura. Isso porque, há opções de tirolesa e rapel para os mais corajosos. Da tirolesa, para pessoas de todas as idades, o aventureiro pode ver detalhes da cachoeira de uma vista privilegiada.

Já no rapel a dificuldade é um pouco maior. Nesse esporte de aventura, o desafio é descer o paredão de pedras usando cordas e equipamentos de segurança adequados. Mas, mais do que isso, também é necessário um pouco de habilidade e, claro, coragem.

SUSTENTABILIDADE

O Parque também oferece locais para pernoitar, como pousada, cabana e camping. A pousada tem um sistema de captação de água da chuva e também de placas solares para produção de energia para os chuveiros. Além disso, o local tem tratamento de esgoto de duas formas.

Na primeira, há um Tanque de Evapotranspiração (TVAP), utilizado para o tratamento de esgoto doméstico (do vaso sanitário). Já no outro, há um sistema de filtros, com pedras grandes, médias e pequenas, areia, terra e, por cima, bananeira. Isso porque a bananeira é uma das árvores que mais transpiram e faz o processo de secagem do esgoto comum, da água da pia, por exemplo.

Além da pousada ecológica, há também a cabana, ou ‘domo’ geodésico, para quem gosta de dormir em maior contato com a natureza.

Confira a reportagem em vídeo produzida pela equipe do Portal RSN:

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo