22/08/2023


Guarapuava

Pós-operatório requer cuidados especiais

A drenagem é um procedimento que auxilia na recuperação, diz Cleusa, da Bela Forma

bela

Drenagem linfática (Foto: Bela Forma)

Fazer uma cirurgia plástica e ter sucesso no resultado desejado não depende apenas da operação com o cirurgião de sua confiança. Depois da cirurgia, há cuidados que podem ajudar a aumentar as chances de êxito do procedimento e evitar complicações. O alerta é feito pela empresária Cleuza Meira de Godoi, dona da Clínica de Estética Bela Forma, em Guarapuava.

Em uma cirurgia plástica, a fase de pós-operatório é fundamental para você conquistar os resultados tão desejados. E é aí que entra a importância da drenagem linfática. De acordo com a especialista, drenagem linfática é uma técnica em que são realizados movimentos com suavidade, baixa intensidade de pressão e ritmo constante, reabsorvendo edema, hematomas e removendo impurezas do corpo.

“É extremamente importante para um bom resultado da cirurgia plástica, sendo essencial no pós-operatório de algumas cirurgias como a lipoaspiração e a abdominoplastia, mamoplastia, blefaroplastia, ritidoplastia ou lifting fácil entre outras.

Drenagem facial (Foto: Reprodução)

A drenagem linfática auxilia a reduzir o inchaço por meio da retirada do líquido que se acumula entre as células, melhora a circulação sanguínea, diminui o processo inflamatório, contribuindo também para aliviar as dores do pós-operatório e acelerar a cicatrização e otimizar os resultados.

Segundo Cleusa, o tratamento também favorece a hidratação, nutrição celular e a captação de oxigênio, devido à redução do inchaço e o aumento da capacidade de reabsorção dos hematomas após o procedimento cirúrgico.

APLICAÇÃO

Ela pode ser feita manualmente e com o auxílio de aparelhos eletrônicos. Ou seja, tão importante quanto escolher um ótimo cirurgião plástico, é escolher a profissional responsável por fazer sua drenagem do pós-operatório. “É um dos grandes segredos para ter uma recuperação” o melhor, mais rápida e ainda potencializar os resultados”.

Segundo a esteticista, cada sessão manual dura em médica 50 minutos. Durante este período, todo o tecido do corpo é massageado com o objetivo de liberar as toxinas acumuladas e, consequentemente, reduzir os edemas e aliviar dores.

Em média, são realizadas 10 sessões, mas este número pode ser maior. Tudo depende da indicação médica. “O cirurgião plástico irá avaliá-la e indicar a quantidade necessária”.

Há também aparelhos e técnicas complementares da drenagem feita no pós-operatório na CLínica Bela Forma.

CONFIRA

Ultrassom (Foto: Reprodução)

Ultrassom:  O aparelho tem ação anti-inflamatória, reduz a formação de edema (inchaço) e de fibrose. Consequentemente, melhora a recuperação e a torna mais rápida.

Heccus: trabalha com terapias combinadas, associa o ultrassom e correntes polarizadas estereodinâmicas. Com ele é possível impedir a formação de fibrose, modelar a região operada, proporcionando uma melhor nutrição celular e a absorção de hematomas.

Carboxterapia: Aumenta o fluxo de oxigênio nos tecidos da pele, melhora a circulação sanguínea da região em tratamento, cicatriza os tecidos e produz colágeno.

Lasertepapia: Laser de baixa potência: reduz os efeitos inflamatórios, acelera os processos de cicatrização, previne queloides, estimula a microcirculação e ajuda na produção de colágeno. Pode ser indicada já nos primeiros dias de pós-operatório.

Radiofrequência:  aumenta o metabolismo das células dos fibroblastos e a remodelação do colágeno é ótimo para tratar e prevenir aderências e flacidez de pele no pós-operatório.

Kinesio taping: é  uma técnica japonesa que utiliza bandagens para aliviar a sensação de dor e o inchaço. É uma excelente opção de terapia complementar nos programas de pós-operatório.

Como podemos perceber a importância da drenagem linfática não está relacionada apenas à estética, mas à sua saúde. Principalmente pelo fato dela estimular a circulação e reduzir os inchaços.Por esses motivos que a técnica se mostra eficiente e segura.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo