22/08/2023

Possível desistência de Osmar Dias movimenta cenário político no Paraná

Da redação – A quase certa desistência do senador Osmar Dias de sua pré-candidatura ao Governo do Paraná movimenta o cenário político paranaense.

A notícia provocou um reboliço nas hostes "tuvanas" e o presidente do PSDB no Paraná, deputado Valdir Rossoni, não perdeu tempo e foi até o diretório estadual do Partido e fez um  um convite formal para que os dois partidos coliguem. A oferta traz no seu bojo a possibilidade do PDT indicar o candidato a vice na chapa encabeçada pelo pré-canddiato Beto Richa e ainda oferece o apoio para a campanha de reeleição de Osmar Dias ao Senado Federal.

Entre os peemedebistas, quem se manifestou fou o deputado estadual Nereu Moura. Ele disse que a possível desistência de Osmar Dias ao Governo do Paraná provoca um vácuo nas eleições deste ano. Mas em seguida avalia que essa condição será favorável ao PMDB, já que o governador Orlando Pessuti, que vai entrar nas eleições para tentar ser reconduzido ao cargo, reúne condições de avançar e ocupar o espaço vago.

Nereu Moura, porém, prevê que se for confirmado esse quadro, as eleições no Estado poderão acabar já no primeiro turno. 

Em relação aos enador Osmar Dias o deputado não tem um prognóstico favorável. Caso Osmar desista mesmo de ser candidato a governador – e isso é quase certo – a sua imagem sairia do processo com desgaste colocando em risco a sua reeleição ao Senado Federal.

Enquanto isso, no PT, Gleisi Hoffman, continua a sua caminhada pelo Paraná e vai consolidando a sua candidatura ao Senado Federal perante o eleitorado paranaense. Foi justamente Gleisi que ao não aceitar a condição imposta pelo PDT de ser a vice na chapa encabeçada por Osmar Dias, quem teria provocado a fissura nas negociações entre os dois partidos.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo