Durante toda esta semana postos de combustíveis de Guarapuava passam por fiscalização da Receita Estadual do Paraná. O objetivo é combater a sonegação de impostos e identificar a conformidade das práticas comerciais dos estabelecimentos com a legislação tributária.
As ações, que fazem parte da Operação Integrada 2019, contam com a atuação das Delegacias Regionais de Receita do Estado nos municípios e tem como meta punir os postos que apresentem algum tipo de irregularidade fiscal, estimulando assim a livre concorrência entre estabelecimentos com boas práticas, além de divulgar ao setor a importância do cumprimento das obrigações tributárias para o bem da sociedade.
Caso sejam identificadas irregularidades, o estabelecimento é autuado e tem de pagar o imposto devido, além de multa. Caso o posto de combustíveis apresente um valor de autuação superior ao valor do seu capital social, é iniciado um processo para o cancelamento da inscrição do estabelecimento e o banimento dos sócios envolvidos do setor pelo prazo de cinco anos.
Postos de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Jacarezinho, Maringá, Londrina, Umuarama e Pato Branco também serão fiscalizados. De acordo com a assessoria, a Receita Estadual deve divulgar um balanço final da Operação Integrada 2019 na próxima semana.