22/08/2023



Guarapuava Região Segurança

Postos na Região de Guarapuava são interditados pela ANP

Ao todo, 18 estabelecimentos foram fiscalizados e cinco interditados por irregularidades

gasolina

No Estado 183 postos foram fiscalizados (Foto: Arquivo)

A Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP) divulgou nesse o resultado de uma fiscalização em postos de combustíveis do Estado. A ação ocorrida entre os dias 17 e 22 de agosto fiscalizou 183 postos de combustíveis e uma distribuidora, em 16 municípios do Paraná. Na Região de Guarapuava 18 postos foram fiscalizados e cinco sofreram interdições.

De acordo com a ANP, os locais escalados para fiscalização foram selecionados após denúncias recebidas pela ANP e no trabalho de inteligência feito pela agência.Ao todo a agência divulgou que 31 bicos de bombas abastecedoras forneciam volume inferior ao registrado (“bomba baixa”). Além disso, três postos por venda de combustível estavam fora dos padrões de qualidade (dois em Foz do Iguaçu e um em Curitiba). Por fim, um teria falta de autorização para funcionamento em Londrina (estabelecimento clandestino).

A ação, que teve o apoio do Ipem, foi realizada nos municípios de Curitiba, Colombo, Pinhais, Araucária, São José dos Pinhais, Agudos do Sul, Maringá, Guarapuava, Pinhão, Candói, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa, São João do Triunfo, Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel.

GUARAPUAVA E REGIÃO (Pinhão, Candói, Laranjeiras do Sul)

18 postos fiscalizados
Interdições: 5 bicos com bomba baixa
Outras irregularidades: ausência de material de análise de combustível; aferidor de combustível vazando.

A agência não informou, entretanto, o nome dos postos fiscalizados na Região de Guarapuava. Ainda de acordo com a assessoria a interdição cautelar visa proteger o consumidor. No momento em que a ANP identifica que cessaram as causas da interdição, conforme estabelece a Lei nº 9.847/99, o posto é desinterditado, mas continua respondendo ao processo administrativo.

Os postos estão sujeitos a multas, que podem chegar a R$ 5 milhões, a ser aplicada ao final do processo administrativo iniciado com a autuação.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo