22/08/2023

Poucas & Boas

CORRIDA ELEITORAL – Uma possível cassação definitiva do mandato do deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB) deflagrou uma corrida aos colégios eleitorais na região de Guarapuava. O TRE acatou a denúncia contra o deputado, por formação de “caixa 2” (contratou cabos eleitorais pagos e os declarou como “voluntários”), processo que vai se arrastar durante toda a campanha deste ano. O risco de ser cassado a qualquer momento, além da insegurança constante que gera, deixa um vácuo muito grande e é natural que comece a ser ocupado pelos demais candidatos.

HORA DE COSTURAS – Por mais que Bernardo Carli tente acalmar os ânimos entre seus aliados e contatos, de que vai recorrer em todas as instâncias para se manter no cargo, a possibilidade real de ser cassado estremece a confiança justo agora, momento de fazer costuras para agregar apoio. A presente ação no TRE é desdobramento da ação que cassou o diploma do deputado, por decisão do próprio Tribunal Regional, da qual ele recorreu mantendo-se no cargo através de liminar. O deputado promete reagir.

ESTADUAL OU FEDERAL – O médico Antenor Gomes de Lima (PT) saiu em campo, declarando-se pré-candidato, um dia depois de a imprensa noticiar que a executiva estadual o quer como candidato a deputado estadual. Na sequência, o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior (PMDB) procurou a imprensa para reafirmar que o compromisso de apoiar Antenor para federal continua de pé. Mas o petista já avisou que é a “companheirada” que vai decidir qual candidatura será.

 GÓES E KLÜBER – No PSD, o vereador Ademir Fabiani mandou o recado: temos dois pré-candidatos, o secretário municipal (Esportes) Celso Góes a estadual e o vereador Edoni Klüber a federal. O secretário estadual (Governo) Cezar Silvestri mantém um silêncio estratégico sobre o futuro político do grupo que lidera.

CESAR A MIL – O prefeito Cesar Silvestri Filho acelera o passo. Faz uma maratona diária de visitas a obras que estão sendo executadas por sua administração. Pelo que dá a entender, está só no começo.

DILMA AQUI O deputado federal Zeca Dirceu (PT) cogita a hipótese de a presidente Dilma Roussef vir a Guarapuava para a inauguração da sede própria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O calendário eleitoral promete muito.

FOI LÁ – Passaram-se quase 30 anos desde que um presidente da República pisou em Guarapuava. Ernesto Geisel veio a Entre Rios a convite do então presidente da Cooperativa Agrária, Mathias Leh. Ficou por alguns instantes na cidade e seguiu direto para a Colônia Vitória.

A vinda de Geisel a Guarapuava provocou constrangimento entre os políticos locais da época. O PMDB estava na Prefeitura e o líder político Nivaldo Passos Krüger posicionava-se frontalmente contra o regime militar. Porém, o que estava em voga naquele momento era a construção da maltaria Agromalte, obra que mudou o conceito agrícola de Guarapuava para uma nova fase no setor agroindustrial. Cândido Pacheco Bastos, que estava no comando do Município, fez as honras da casa direitinho. Nos bastidores, o desconforto era latente. Hoje virou folclore.

CREMADO – O corpo do biólogo Rogério Faria não virá mais para Guarapuava. A família decidiu cremá-lo em Lisboa, Portugal, onde ele estava residindo. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo