O Governo do Paraná anunciou quatro Unidades de Conservação (UC’s), e entre elas, duas são na Região de Guarapuava. São áreas em Reserva do Iguaçu, Bituruna, Araucária e Guaratuba que se juntarão a outras 70 UC’s espalhadas pelo Estado.
De acordo com Estado, essa ação busca ser efetiva na conservação, preservação e manutenção da biodiversidade no Paraná. A ação integra um pacote de medidas que busca atrair mais visitantes para esses complexos, aliando turismo e educação ambiental e dessa forma, conscientizar a população.
As novas Unidades de Conservação, inclusive, já receberam até os nomes: Estação Ecológica Tia Chica, em Reserva do Iguaçu e Estação Ecológica Reserva de Bituruna. Há também a Área de Proteção Ambiental (APA) do Miringuava, em Araucária e o Refúgio da Vida Silvestre das Ilhas dos Guarás, em Guaratuba.
PRESERVAÇÃO
As futuras UC’s possuirão juntas, uma área de 5.393,24 hectares. Conforme as informações, o Estado também está homologando a criação de outros nove complexos ambientais. As estações ecológicas que ficam em Bituruna e Reserva do Iguaçu não serão abertas para visitação por estarem em áreas de recuperação, com florestas de araucária.
Desse modo, elas estarão voltadas para a preservação desses ambientes. Por isso, só serão permitidas nesses locais as atividades de pesquisa e educação ambiental.
ESTRUTURA
O Estado destinou R$ 6 milhões para reestruturação dos complexos, com a aquisição de 23 novos veículos. Isso inclui também equipamentos para manejo, notebooks e uniformes. Os recursos fazem parte de medidas compensatórias previstas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
Além do anúncio das novas unidades de conservação, vale lembrar que o Governo do Estado também confirmou a reabertura à visitação do Salto do São Francisco. O espaço estava há um ano interditado para passar por melhorias. A reforma garantiu maior comodidade e segurança para os visitantes que usam as trilhas internas.
Com 196 metros de altura, o Salto fica entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, é considerado um dos pontos naturais mais emblemáticos do Estado. Isso porque é a maior cachoeira do Sul do Brasil e a quinta do País em extensão.
Leia outras notícias no Portal RSN.