22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

PR é o primeiro estado no ranking da imunização completa contra covid-19

A Saúde de Guarapuava já vacinou 142.465 pessoas com, pelo menos, a primeira dose. Este montante representa 78% da população

Vacina-covid

A vacinação teve início há pouco mais de 10 meses (Foto: Reprodução/Pixabay)

Quase 10 meses após o início da campanha de vacinação contra a covid-19, o Paraná é o estado com maior percentual de população imunizada com segunda dose ou dose única. Segundo o consórcio dos veículos de imprensa, 69,69% da população está completamente protegida contra as formas mais graves da doença. Assim, na sequência estão São Paulo (67,71%), Mato Grosso do Sul (64,37%), Rio Grande do Sul (60,86%) e Santa Catarina (58,67%).

De acordo com a análise, a população parcialmente imunizada com apenas a primeira dose o Paraná aparece em quarto com 74,72%, pouco atrás de São Paulo (80,54%), Santa Catarina (76,11%) e Rio Grande do Sul (75,40%).

Já no país, segundo a análise do consórcio, 54,98% da população recebeu as duas doses ou a dose única e 72,55% receberam a primeira dose. Foram aplicadas mais de 272 milhões de vacinas da CoronaVac/Butantan, AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer/BioNtech e Janssen.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destacou a organização do sistema de vacinação. “O Paraná sempre foi referência em vacinação porque há uma rede muito organizada e os municípios têm estratégias muito amplas. Assim, com a covid-19 não é diferente. As equipes trabalharam de domingo a domingo e o resultado é visível: queda nos índices da pandemia e avanço na marcha da vacina”.

A análise tem base na estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que o Paraná possui 11.597.584 habitantes. Por fim, a Saúde de Guarapuava já vacinou 142.465 pessoas com, pelo menos, a primeira dose. Este montante representa 78% da população.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.