22/08/2023


Brasil Cotidiano Paraná Saúde

PR recomenda vacina bivalente para pessoas com mais de 18 anos

Cada município deverá organizar o chamamento do novo público, de acordo com a demanda e quantidade de doses disponíveis da vacina

VACINA COVID

Cada município deverá organizar o chamamento do novo público, de acordo com a demanda e quantidade de doses disponíveis da vacina (Foto: Roberto Dziura Jr)

A liberação da vacina bivalente contra a covid-19 para toda a população com mais de 18 anos, anunciada nessa segunda (24) pelo Ministério da Saúde, ocorre diante de um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço.

Depois da medida anunciada pelo governo federal, no Paraná a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) passa a recomendar a aplicação da dose de reforço, seguindo a nova normativa do Programa Nacional de Imunizações (PNI) anunciada ontem.

Conforme o documento, a recomendação se aplica a todas as pessoas acima de 18 anos que tenham recebido pelo menos duas doses do esquema primário. Além disso, considera a disponibilidade de vacinas bivalentes e a necessidade de atualização de resposta imunológica da população para as novas variantes da doença.

CHAMAMENTO MUNICIPAL

Mas de acordo com a recomendação, cada município deverá organizar o chamamento do novo público, de acordo com a demanda e quantidade de doses disponíveis. Inicialmente, as equipes municipais poderão utilizar as vacinas que possuem em estoque até que novas remessas sejam enviadas pelo governo federal.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto afirmou que não quer vacinas estocadas. “Queremos vacina no braço. O Paraná está preparado para essa ampliação e continuará atuando em parceria com os municípios para vacinar o maior número de pessoas possíveis”.

A vacinação contra a covid-19 no Paraná com as doses bivalentes completa dois meses nesta quinta (27). Contudo a Sesa alerta para a baixa procura pela vacina no estado. De acordo com dados, entre os mais de 3,4 milhões de paranaenses elegíveis até então para receberem a dose, apenas 19% se vacinaram até a segunda (24).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo