22/08/2023
Cotidiano Saúde

PR registrou 17 confirmações de febre amarela durante período epidemiológico

Na 5ª Regional, que tem sede em Guarapuava, o município de Cantagalo descartou um caso em animais e Prudentópolis outro em humanos

foto-notcia-2-vacinao-febre-amarela-1-840x472

Existe vacina contra febre amarela (Foto: Reprodução/AENPr)

Terminou nessa quarta (30) o período epidemiológico de análise da incidência de febre amarela no Paraná. Conforme as informações da Secretaria Estadual de Saúde, os dados divulgados ocorreram entre 1º de julho de 2020 e 30 de junho de 2021. Houve 147 notificações de casos suspeitos, sendo que 17 tiveram resultados positivos.

Ainda de acordo com os dados, das 28 notificações de casos em humanos, nenhuma teve confirmação. Na 5ª Regional de Saúde do Paraná, que tem sede em Guarapuava, apenas Cantagalo registrou suspeita de um animal contaminado. Porém, o resultado foi negativo. Além disso, Prudentópolis registrou uma suspeita de caso em humanos, que também apresentou resultado negativo.

A chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, Emanuelle Gemin Pouzato, destacou que, possivelmente, estes números podem ter sido afetados pela pandemia da covid-19. “Podem ter ocorrido mortes de macacos que possam ter passado despercebidas pela população, que é quem aciona a Vigilância Ambiental dos municípios. É a partir de informações da população que as equipes técnicas atendem a ocorrência para a realização da coleta do material, investigação e posteriormente, a confirmação ou não deste caso de morte do macaco por febre amarela ou por outras causas”.

Por fim, a Secretaria destaca, que a vacina da febre amarela está disponível na rede pública e a população deve procurar orientações para receber a dose nas unidades básicas de saúde.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.