A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou na última semana uma lei que cria ‘O Caminho dos Cafés das Mulheres” no Estado. Na nova rota turística os visitantes vão poder conhecer de perto todo ciclo de produção do café, do plantio até a xícara.
A Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná (Amucafé) é a responsável pela rota. Dessa forma, o caminho abrange cafeicultoras dos municípios de Curiúva, Figueira, Ibaiti, Japira, Jaboti e Pinhalão. Bem como, Tomazina, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Joaquim Távora e Carlópolis.
Conforme as informações, as mais de 250 famílias que trabalham nas propriedades da Amucafé, desenvolvem uma metodologia exclusiva. A lei estadual 21.204/2022 é de autoria da deputada Cristina Silvestri (PSDB). Conforme a deputada, a rota é premiada e tem grande potencial turístico.
Há mais de oito anos, as mulheres da Amucafé são exemplos de força, organização e representatividade feminina na agricultura. A criação da rota é uma forma de valorizá-las, agregar valor à produção delas e fomentar o turismo no Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.