A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta terça (11) mais 16 casos de Monkeypox no Paraná. Os registros ocorreram em Curitiba (9), Campo Largo (2), Lapa (1), Piraquara (1), São José dos Pinhais (1), Cascavel (1) e Ibiporã (1).
Com isso, o Estado soma 243 diagnósticos positivos da doença, 661 descartados, 109 suspeitos. Contudo há morte causada pela doença. Entre os casos confirmados, 228 são homens e 15 são mulheres. A faixa etária da maioria das confirmações abrange dos 20 aos 39 anos.
Conforme o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a doença passa por monitoramento constante junto às equipes municipais. “Estamos orientando a população para que aqueles que apresentem sintomas procurem uma unidade de saúde mais próxima para solicitar o exame e, se necessário, iniciar o tratamento o mais breve possível”.
SINTOMAS
De acordo com a Sesa, a Monkeypox é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto.
Em seguida, as erupções se espalham para outras partes do corpo. Por fim, os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
Leia outras notícias no Portal RSN.